Fortalece imunidade, expande energia e alivia estresse: os benefícios da tâmara à saúde

Por Cecilia Felippe Nery

Considerada o caramelo da natureza, a tâmara é uma das frutas mais doces que existem e é encontrada, geralmente, na forma seca.

iStock

Rica em vitaminas A, C, do complexo B, antioxidantes como betacaroteno e luteína, e principalmente carboidratos, é uma excelente fonte de energia.

Reinaldo Canato/UOL

Auxilia no funcionamento do intestino: Rico em fibras, a tâmara contribui para o bom funcionamento intestinal, prevenindo a constipação e promovendo o trânsito intestinal saudável.

iStock

Fornecimento de energia: Devido à sua alta concentração de carboidratos, a tâmara é uma fonte energética natural, sendo uma opção ideal para pré-treino.

iStock

Desenvolvimento muscular: Fonte de potássio e magnésio, a tâmara auxilia no desenvolvimento muscular e na contração muscular adequada.

iStock

Fortalecimento do sistema imunológico: Rica em zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças.

iStock

Prevenção da anemia: O ferro presente na tâmara auxilia no transporte de oxigênio para as células, prevenindo a anemia e seus sintomas.

iStock

Alívio do estresse: Fonte de magnésio, ajuda a relaxar e reduzir a tensão, promovendo uma sensação de bem-estar.

iStock

Melhora da memória e capacidade cognitiva: Estudos indicam que os flavonoides e o zinco presentes na tâmara podem melhorar a memória e a função cognitiva.

iStock

Saúde ocular: Rica em vitamina A, contribui para uma visão saudável e previne doenças oculares, como degeneração macular.

iStock

Fortalecimento dos ossos: Contém cálcio, potássio e magnésio, nutrientes essenciais para a saúde óssea e prevenção da osteoporose.

iStock

Prevenção de doenças cardiovasculares: Os antioxidantes presentes na tâmara combatem os radicais livres, promovendo a saúde das artérias e prevenindo doenças cardíacas.

iStock

Embora benéfica, deve-se moderar o consumo, especialmente para diabéticos e pessoas em dieta de emagrecimento, devido ao seu alto valor calórico.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 16 de abril de 2024.