A linhaça foi alçada ao posto de superalimento e passou a ser consumida regularmente por pessoas que buscam perder peso e ter uma vida mais saudável.
Entre os poderes conferidos à semente estão a capacidade de diminuir espinhas no corpo e baixar o nível de colesterol no sangue.
Mas será que a linhaça tem mesmo essa capacidade?
A resposta é sim. Isso se deve, principalmente, ao fato de essa semente, proveniente do linho e originária da Ásia, ser uma importantíssima fonte de ácidos graxos ômegas 3.
Se trata de uma gordura poli-insaturada que traz diversos benefícios ao organismo. A substância tem poder anti-inflamatório --e espinhas são fruto de uma inflamação na pele.
Essa gordura boa também é antioxidante, o que contribui para evitar a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, auxiliando, assim, para a prevenção do envelhecimento precoce.
A linhaça ainda é uma poderosa fonte de fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, ajudando a eliminar as toxinas e as impurezas do organismo.
Diversas pesquisas já comprovaram que o ômega 3 e o ômega 6 (também presente na linhaça) ajudam a diminuir o nível de LDL (colesterol ruim) e aumentar o de HDL (colesterol bom) no sangue.
A semente ainda é rica em fitoesteróis, substâncias naturalmente presentes nas plantas e que, por terem estrutura similar ao colesterol, competem com ele para serem absorvidos.
Essa ação se dá porque os fitoesterois apresentam grande afinidade química com as gorduras.
Elas ocupam o lugar do colesterol na micela (estrutura gordurosa na qual ele precisa grudar para ser assimilado), favorecendo a sua eliminação pelo intestino.
Além disso, as fibras solúveis e insolúveis do alimento se ligam às moléculas de gordura e as carregam para o bolo fecal, para que sejam eliminadas naturalmente junto com as fezes.
Os especialistas ressaltam que a ingestão regular da linhaça, mesmo sendo um alimento extremamente benéfico para a saúde, não substitui nenhum tratamento.
Todos os benefícios da linhaça só se dão desde que ela seja utilizada dentro de uma dieta equilibrada e junto com todos os grupos alimentares.