Equilibra colesterol, regula tireoide e amplia imunidade: os benefícios da manteiga à saúde

Por Diana Cortez

Ingrediente clássico nas cozinhas ao redor do mundo, a manteiga é mais do que apenas um delicioso complemento dos pratos. Ela pode oferecer uma série de benefícios para a saúde.

Getty Images

A seguir, entenda como esse alimento pode ser seu aliado.

Getty Images

1. Faz bem para os olhos

Apesar de grande parte da composição da manteiga ser de gordura, ela também oferece alguns nutrientes, como vitamina A, importante para a saúde dos olhos e da pele.
iStock

2. Cuida da saúde da tireoide

A vitamina A também é indispensável para o funcionamento da glândula tireoide e os hormônios produzidos por ela, T3 e T4, regulam o metabolismo e influenciam em várias funções corporais.
iStock

3. Contribui para a imunidade

Além da vitamina A, que ajuda a reforçar o sistema imune, a manteiga também fornece boas quantidades de ácido linoleico conjugado, que tem ação anti-inflamatória.
Getty Images

4. Protege o intestino

O ácido butírico serve como fonte primária de energia para as células do cólon e desempenha um papel na manutenção da integridade da parede intestinal e na prevenção de inflamação.
iStock

5. Atua na saúde cardiovascular

Apesar de a manteiga conter alto teor de gordura saturada, também fornece o colesterol HDL, o "bom", que ajuda a remover o LDL, ou "colesterol ruim", do sangue.
iStock

6. Ajuda a manter os ossos fortes

Esse é outro benefício da vitamina K2, que atua na regulação do cálcio no corpo e na incorporação do mineral nos ossos, fortalecendo-os.
iStock

7. Fornece antioxidantes

A manteiga tem minerais como cobre, zinco e manganês, que são antioxidantes importantes para a saúde geral. Eles atuam na proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres.
iStock

Incorporar manteiga em uma dieta saudável requer atenção à quantidade e frequência do seu consumo, devido ao seu alto teor de gordura saturada.

Getty Images

Se você faz questão da manteiga, limite seu consumo a uma refeição, como no pão do café da manhã, ou use-a como um complemento para realçar o sabor, e não como um componente principal do prato.

iStock

Na hora da compra, verifique no rótulo quais são os ingredientes usados no produto. Algumas trazem aditivos, como corantes e realçadores de sabor.

Getty Images/iStockphoto

Dê preferência às manteigas que tenham apenas creme de leite, sal e, possivelmente, fermento lácteo.

iStock

Os riscos associados ao consumo excessivo de manteiga são principalmente devido ao seu alto teor de gordura saturada, que pode levar a um aumento dos níveis de "colesterol ruim" (LDL).

FabrikaCr/Getty Images/iStockphoto
Publicado em 22 de abril de 2024.