Equilibra açúcar do sangue, reduz pressão e amplia imunidade: os benefícios do rabanete à saúde

Por Samantha Cerquetani

Originário da região do Mediterrâneo, o rabanete é uma raiz tuberosa que possui uma polpa crocante e sabor picante.

Sarah Chai/Pexels

Consumido em saladas, é fonte de diversos nutrientes importantes para o organismo como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco, além de ter fibras e antioxidantes.

iStock

Por conta dos seus diversos nutrientes, o vegetal proporciona muitos benefícios para a saúde. A seguir, veja alguns deles:

Karolina Grabowska/Pexels

1. Faz bem para a pele

Contém bastante água, o que é benéfico para a saúde da pele. Além disso, tem vitamina C, antioxidante que retarda o envelhecimento. Também contribui para a formação de colágeno.
iStock

2. Contribui com a digestão

Por possuir fibras, o consumo regular auxilia na digestão. A hortaliça possui compostos que demonstram atividade antibacteriana, incluindo contra Helicobacter pylori, que está ligada à gastrite.
Sarah Chai/Pexels

3. Previne a constipação

As fibras melhoram a motilidade intestinal e tornam as fezes mais volumosas, sendo eliminadas com mais facilidade.
Karolina Grabowska/Pexels

4. Melhora a saúde cardiovascular

O rabanete é fonte de antocianinas, uma substância que possui ação antioxidante e previne doenças cardiovasculares como infartos e AVC.
Getty Images/iStockphoto

5. Indicado para diabetes

É um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva os níveis de açúcar no sangue de forma brusca. Isso faz do rabanete uma boa opção para quem tem diabetes.
Sarah Chai/Pexels

6. Controla a pressão

Rico em antioxidantes e minerais como potássio. Por conta disso, melhora o tônus vascular, aliviando a tensão dos vasos sanguíneos, o que contribui para diminuir a pressão.
iStock

7. Fortalece a imunidade

A presença de vitamina C pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. O antioxidante melhora as defesas do organismo e previne doenças como gripes e resfriados.
Pexels/mali maeder

8. Aumenta a saciedade

Por ter bastante água e conter fibras, o consumo de rabanete contribui como a sensação de saciedade. Indiretamente, pode contribuir com o controle ou perda de peso.
Sarah Chai/Pexels

Por ser um vegetal crucífero, o rabanete possui compostos chamados isotiocianatos, que eliminam as substâncias nocivas com potencial de causar câncer no corpo.

iStock

De maneira geral, os rabanetes são considerados alimentos seguros. Algumas pessoas, porém, apresentam sensibilidade e aumentam a quantidade de gases ou têm indigestão.

Karolina Grabowska/Pexels

Sabe-se que o alimento aumenta a produção de bile, líquido produzido pelo fígado, e atua na digestão dos alimentos. Isso causa mal-estar em quem tem cálculos biliares.

iStock
Publicado em 19 de abril de 2024.