Há, na natureza, um grupo pouco explorado na alimentação, ao menos pelos brasileiros, chamado de Panc (abreviação para plantas alimentícias não convencionais).
Como o nome diz, são plantas comestíveis e geralmente muito ricas em nutrientes. Um dos representantes das Pancs é a ora-pro-nóbis (do latim, "rogai por nós").
Com folhas verdes escuras, é mais popular cobrindo cercas e muros do que compondo pratos no dia a dia. Desperdício, tendo em vista a riqueza nutricional.
A ora-pro-nóbis, apelidada de carne de pobre, ajuda a evitar o envelhecimento precoce, é aliada do bom funcionamento do intestino e ajuda a manter e a ganhar massa magra.
Pode ser consumida in natura ou como matéria-prima para a elaboração de farinha, posteriormente utilizada como base para o preparo de bolos, tortas e pães.
Confira, a seguir, alguns dos nutrientes que se destacam na ora-pro-nobis e como aproveitá-los.
A ora-pro-nobis pode ser consumida de diversas maneiras (crua, refogada) e na composição de muitos pratos (salada, sopas, tortas).
Contudo, uma maneira de aproveitar, de fato, todos os nutrientes dela, é cozinhá-la com um pouco de água, entre um minuto e um minuto e meio.