Dieta líquida com sucos, shakes e sopas por até 7 dias: entenda como é feita

Por VivaBem

Trocar alimentos sólidos por líquidos: a ideia parece maluca, mas muitas pessoas decidem adotá-la para emagrecer.

iStock

No entanto, as desvantagens são muitas: além de não apresentar respaldo científico, seguir uma dieta restrita como essa pode ocasionar hipoglicemia e perda de massa muscular.

iStock

Saiba mais:

iStock

Programas alimentares compostos por alimentos líquidos são chamados de dieta líquida. As mais conhecidas são as baseadas em shakes e sopas que atuam como substitutos das refeições.

iStock

Existe também uma variação à base de sucos de frutas e vegetais. Nesses casos, a indicação é consumir de 4 a 8 doses de suco (que podem ser industrializados ou não) pelo prazo de 3 até 7 dias.

Getty Images

Além de emagrecer, a promessa é também fazer uma espécie de desintoxicação no fígado, melhorar a pele e o humor. Alguns alimentos sólidos são admissíveis.

iStock

Há ainda versões que indicam a substituição de até 4 refeições diárias, perfazendo um consumo mínimo de 800 kcal por dia, ditos suficientes para você perder de 3 kg a 5 kg em uma única semana.

iStock

Para fins médicos, a dieta líquida pode ser utilizada como uma forma de favorecer a eliminação de líquidos no corpo e em casos cirúrgicos ?como nos primeiros momentos após uma cirurgia bariátrica.

iStock

A teoria por trás desse regime é que ele se fundamenta na restrição de ingestão energética, ou seja, você "come" menos do que deveria para atender às suas necessidades diárias.

Getty Images

O que a ciência diz

iStock

A dieta líquida é considerada muito restritiva e, até o momento, não existem evidências científicas de seus benefícios para o controle do peso ou mesmo para a eliminação de toxinas.

iStock

Possíveis efeitos colaterais:

  • Cólica
  • Flatulência
  • Náusea
  • Diarreia
  • Desidratação
  • Aumento ou queda de pressão
  • Hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue)
iStock

Embora possa parecer inofensivo adotar uma dieta líquida por poucos dias, pessoas nas seguintes condições devem evitá-la:

iStock
  • Grávidas e lactantes
  • Crianças
  • Idosos
  • Pessoas com diabetes ou problemas renais
iStock

A maioria das pessoas consegue a perda rápida de peso, mas esse resultado tem prazo de validade. E o pior, pode levar ao efeito sanfona.

iStock

Um plano alimentar que não promova uma mudança de hábitos, nem incentive a prática de atividade física não pode ser considerado como um projeto saudável de perda ou manutenção do peso.

iStock

A dieta líquida, por ser tão restritiva, pode gerar deficiências que prejudicariam o resultado que você espera, especialmente ao longo do tempo.

iStock

Além disso, quando esse regime alimentar é colocado em prática com a ajuda de shakes ou sopas industrializadas, há ainda o risco do aumento das taxas de colesterol.

iStock
Publicado em 12 de janeiro de 2024.

Veja Também