Dia Mundial do Veganismo: entenda dieta e como segui-la de forma saudável

iStock
A dieta vegana consiste em um cardápio com alimentos que não são de origem animal como frutas, verduras, grãos integrais e leguminosas.
iStock
Para seguir esse tipo de dieta, é fundamental fazer um acompanhamento com nutricionista. Cortar itens de origem animal por conta própria pode levar a deficiências de nutrientes como ferro e vitamina B12.
Getty Images
Veganismo e vegetarianismo são diferentes? Na dieta vegetariana é admissível o consumo de produtos de origem animal. Já a vegana exclui produtos à base de ovos e leite e pode excluir mel.
iStock
Ser vegano ajuda na perda de peso? A dieta vegana tampouco vai emagrecer se a junk food tradicional for substituído por outras opções sem ingredientes de origem animal. A batata frita, por exemplo, é um alimento vegano e nem por isso é saudável ou pouco calórico. O ideal é sempre seguir orientação de um profissional e consumir os alimentos corretos.
Getty Images
Vantagens e desvantagens da dieta vegetariana Prós: redução do risco para doenças crônicas,controle e redução das taxas de colesterol, além de equilíbrio da glicose (açúcar no sangue) e possível perda de peso no início da mudança alimentar.
bhofack2/iStock
Contras: prejuízo na ingestão de vitaminas e minerais relacionados a enfermidades como anemia, raquitismo, cáries, baixa imunidade, infecções e osteoporose. Uso abusivo de suplementos quando a dieta e o seu consumo não são orientados por profissionais.
iStock
Publicado em 01 de novembro de 2019.