Controla açúcar no sangue, reduz colesterol e amplia energia: os benefícios da pipoca à saúde

Por VivaBem

Muito mais do que um snack para degustar apenas nas sessões de cinema, a pipoca oferece vários benefícios para a saúde.

Freepik

Confira, a seguir, bons motivos para torná-la parte da sua dieta saudável.

Getty Images/iStockphoto

1. Fonte de fibras

A pipoca é um grão integral rico em fibras. Para se ter ideia, esse snack oferece 4,3 g de fibras em uma porção de 30 g, por isso ajuda a promover o bom funcionamento do intestino.
iStock

2. Ajuda controle do diabetes

Também devido ao alto teor de fibras, a pipoca é um alimento com baixo índice glicêmico, ajudando a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina.
iStock

3. Contribui para o controle do peso

O alto teor de fibras ajuda a promover a sensação de saciedade. Ao regular o nível de açúcar no sangue, contribui para evitar picos de insulina, que favorece o acúmulo de gordura no corpo.
iStock

4. Protege o coração

As fibras também desempenham um papel importante na redução dos níveis de colesterol, contribuindo para a saúde cardiovascular.
Unsplash

5. Combate o envelhecimento

Por ser rica em antioxidantes, a pipoca ajuda a retardar o envelhecimento, protegendo a pele e outras células do estresse oxidativo.
Getty Images

6. Fonte de energia

Contém vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1) e niacina (B3), essenciais para a conversão dos alimentos em energia e para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Getty Images

É importante consumir pipoca de forma saudável, evitando excesso de sal, manteiga ou outros ingredientes que possam atrapalhar seus benefícios, como aditivos químicos.

Getty Images/iStockphoto

A pipoca é um snack que geralmente não entra na lista de alimentos causadores de alergias. Inclusive é segura para quem tem intolerância ao glúten ou à lactose.

Getty Images/iStockphoto

Porém, esse alimento pode causar desconforto, inchaço ou piorar sintomas de pacientes com distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável (SII) ou doença diverticular.

Getty Images

Pipocas comerciais, especialmente preparadas para micro-ondas ou pré-embaladas com sabores adicionados, não são recomendadas por conterem altos níveis de sódio.

iStock

Também deve-se ter cuidado ao oferecer pipoca às crianças menores de 4 anos, devido ao risco de asfixia, sendo recomendável a supervisão de um adulto.

Getty Images/iStockphoto

Saiba mais sobre os benefícios dos alimentos em VivaBem

Getty Images
Publicado em 10 de abril de 2024.

Veja Também