O enfraquecimento e a queda dos cabelos muitas vezes fazem parte do envelhecimento natural e da genética hereditária, afetando tanto homens como mulheres.
Porém, hábitos ruins e problemas clínicos também representam causas e, por falta de visitas médicas regulares, às vezes só são descobertos tarde, quando não há mais o que fazer.
Menopausa, deficiência de nutrientes, vitaminas e minerais e problemas na glândula tireoide podem afetar o metabolismo, que fica mais lento, e predispor enfraquecimento dos cabelos.
Ao notar quedas muito volumosas, diminuição de fios, coceira ou caspa, procure um dermatologista ou um tricologista.
Além disso, alguns hábitos também podem afetar a força dos fios. A seguir, veja cinco deles.
1. Ficar muito estressado
Sofrer com queda excessiva dos cabelos pode ter relação com estresse crônico. Ele eleva o cortisol, que inflama e destrói as células capilares. Portanto, busque relaxar e considere fazer terapia.
É necessário redobrar a atenção com os raios solares, especialmente na praia. Sem nenhum tipo de proteção, o couro cabelo fica exposto e pode sofrer com queimaduras.
Boné e chapéu são indicados, mas devem ser usados corretamente. Do contrário, são prejudiciais. É que o uso prolongado aquece o couro cabeludo, piorando doenças que fazem os fios caírem.
Pentear com força, puxar e amarrar em trança ou em rabo de cavalo geram atrito e tração intensa que, aos poucos, lesiona a raiz do cabelo, que acaba enfraquecido e morre.
5. Tomar banho com água quente
Nos fios, o excesso de calor abre as cutículas, deixando-os sem brilho e quebradiços, e se você tiver dermatite seborreica (caspa), o caso pode se agravar, gerando perda acentuada.