Suga açúcar do sangue, reduz colesterol e expande imunidade: os benefícios do coentro à saúde

Por Samantha Cerquetani

O coentro é uma erva com sabor marcante, usada na culinária nordestina, indiana e mexicana como condimento e aromatizante.

Juliana Gueiros

Originário do leste do Mediterrâneo e oeste da Ásia, o coentro é cultivado em várias regiões do mundo.

Adobe Stock

Rico em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, o coentro possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

iStock

Baixo Teor Calórico: Com apenas 5 calorias em 10 g de folha crua, o coentro é uma opção pouco calórica.

Jennifer Borja / EyeEm

Saúde Cardiovascular: O consumo regular de coentro pode reduzir os riscos de pressão alta e colesterol LDL, devido à presença de magnésio e potássio.

iStock

Fortalecimento do Sistema Imunológico: As vitaminas A e C presentes no coentro fortalecem o sistema imunológico, combatendo os radicais livres.

iStock

Benefícios para o Cérebro: Suas propriedades anti-inflamatórias e vitaminas do complexo B podem proteger contra doenças como Alzheimer e reduzir estresse e ansiedade.

iStock

Saúde Intestinal: O coentro, rico em fibras, ajuda na regulação intestinal e pode aliviar a prisão de ventre.

iStock

Auxílio na Digestão: Conhecido por suas propriedades digestivas, o coentro auxilia no alívio de desconfortos gastrointestinais.

iStock

Proteção da Pele: Seus antioxidantes previnem danos celulares e protegem a pele contra o envelhecimento precoce e danos causados pelo sol.

iStock

Regulação da Glicemia: O coentro possui propriedades que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para diabéticos.

iStock

Riscos e Contraindicações: Algumas pessoas podem ser hipersensíveis ao coentro, apresentando reações alérgicas como dificuldade para respirar e coceira na pele.

Getty Images

Formas de Consumo: O coentro pode ser utilizado fresco ou em sementes, combinando bem com peixes, frutos do mar, frango, legumes, tortas, caldos, molhos e guacamole.

Getty Images/iStockphoto

A aversão ao coentro pode ser genética, associada a receptores olfativos específicos que tornam algumas pessoas sensíveis aos seus compostos químicos.

Getty Images

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 10 de abril de 2024.