Aumenta energia, reduz inchaço e expande imunidade: os benefícios do abacaxi à saúde

Por Samantha Cerquetani

Nutrientes do Abacaxi: Rico em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio.

Divulgação/DelMonte

Baixo em Calorias e Rico em Fibras: Uma fatia média de 100 g contém aproximadamente 50 calorias e 1,4 g de fibras.

iStock

Melhora a Digestão: A bromelina presente na fruta auxilia na digestão, melhorando a absorção de alimentos pelo intestino delgado.

iStock

Aumenta a Imunidade: Nutrientes e enzimas como a bromelina ajudam a aumentar a imunidade e eliminar inflamações do corpo.

iStock

Alívio para Artrite: As propriedades anti-inflamatórias da bromelina proporcionam alívio dos sintomas da artrite, como dor e inchaço.

iStock

Recuperação Pós-Exercício: A bromelina ajuda a acelerar a recuperação dos músculos danificados e a reduzir a inflamação após exercícios intensos.

iStock

Auxilia na Perda de Peso: A fruta diurética ajuda na eliminação de líquidos e toxinas, além de aumentar a saciedade e reduzir a compulsão alimentar.

iStock

Protege o Coração: Fibras, potássio e vitamina C ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim e prevenir hipertensão e infartos.

iStock

Previne o Envelhecimento Precoce: Vitamina A e antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele e das células.

iStock

Previne Gripes e Resfriados: Vitamina C e A, junto com a bromelina, ajudam na prevenção de gripes e resfriados, facilitando a expectoração.

iStock

Protege a Visão: Altos índices de betacaroteno e vitamina A ajudam a prevenir a degeneração macular e a perda da visão com a idade.

iStock

Potencial Redução de Risco de Câncer: Estudos indicam que a bromelina pode reduzir o risco de câncer, combatendo estresse oxidativo e inflamação crônica.

iStock

Melhora a Cicatrização: A bromelina auxilia na remoção de células mortas e acelera a cicatrização de feridas.

iStock

Consumo Moderado: Pessoas com problemas gástricos devem consumir com moderação devido à acidez do abacaxi, e indivíduos com alergia devem evitá-lo completamente.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

Red Helga/Getty Images
Publicado em 11 de junho de 2024.

Veja Também