O aspargo é um vegetal riquíssimo em nutrientes fundamentais para a nossa saúde, mas ainda pouco conhecido da população brasileira.
Ele fornece vitaminas B9 (ácido fólico), A e C, além dos minerais cobre, ferro e potássio. Também tem ação antioxidante com propriedades diurética, digestiva e anti-inflamatória.
Os componentes bioativos do aspargo, incluindo polifenóis, saponinas, fibras dietéticas (polissacarídeos não amidos) e antocianinas têm recebido atenção dos pesquisadores.
Jure Gasparic/EyeEm/Getty Images
Esse vegetal tem sido usado na medicina tradicional chinesa há muito tempo.
Tadeu Brunelli/Divulgação
Estudos demonstram efeitos de prevenção em doenças como hipertensão arterial, hiperglicemia e dislipidemia.
A seguir, veja seus principais benefícios.
1. Como é fonte de vitamina C, possui uma grande capacidade antioxidante, protegendo o corpo dos danos causados por radicais livres, que podem debilitar o sistema imunológico.
2. O vegetal é pouco calórico: 100 gramas do alimento têm apenas 18 calorias. Além disso, é fonte de fibras, garantindo saciedade e ajudando no funcionamento do intestino.
3. É fonte de fibras e reconhecido por seus benefícios à saúde, incluindo a redução dos níveis de colesterol "ruim" (LDL) e triglicérides no sangue.
4. Por ser um legume rico em fibras, o aspargo reduz o nível de açúcar no sangue em diabéticos. Isso porque as fibras presentes nele lentificam a liberação de glicose no sangue.
5. Seus compostos têm propriedades antioxidantes, ou seja, reduzem os danos causados pelos radicais livres no corpo.
6. O aspargo é um alimento diurético: composto por mais de 90% de água, é rico em potássio (200 mg) e pobre em sódio.