Uma dieta saudável deve ter alimentos variados. Porém, alguns grupos de alimentos podem e devem estar no seu cardápio todos os dias.
Ter isso em mente, além de ser bom para a saúde, facilita o planejamento das refeições semanais, evitando que você recorra a produtos ultraprocessados ou fast-food.
Veja a seguir quatro itens que devem estar no seu prato todos os dias.
Leite, iogurte e queijos favorecem a saúde óssea, cardíaca e muscular. Isso porque contêm cálcio, proteínas, vitamina D e potássio.
Quando comer: são ótimas opções para o café da manhã e lanches intermediários.
Esses alimentos são fonte de proteína e oferecem todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento, reparo e manutenção dos tecidos do corpo.
Quando comer: nas grandes refeições do dia --almoço, jantar e até café da manhã (frango desfiado, por exemplo).
Além de ser fonte de proteína de alto valor biológico, o alimento tem vitaminas (como A, D, E, B12) e minerais (como ferro, zinco e selênio), fundamentais para a saúde.
Quando comer: nas grandes refeições e nos lanches.
São ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Fortalecem o sistema imunológico, melhoram o funcionamento do intestino e reduzem o risco de diversas doenças.
Quando comer: são mais comuns no almoço e jantar, mas você pode consumir no café da manhã também --fazer uma omelete com espinafre e tomate, por exemplo.