Filmado entre outubro e novembro de 2008 com um orçamento de 2 milhões de euros, "O Segredo dos Seus Olhos" ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.
O sucesso foi estrondoso até mesmo em sua terra natal: com um público de cerca de 3 milhões de espectadores na Argentina, tornou-se o filme nacional mais visto desde 1983.
Isso se justifica principalmente pela construção do diretor Juan José Campanella, que produziu o filme baseado no romance "A pergunta dos seus olhos" de Eduardo Sacheri.
O longa também traça um paralelo com a história argentina, abordando de forma sutil e eficaz os meandros da justiça e a época da ditadura militar no país.
Em "Segredo dos Seus Olhos", Benjamin Esposito (Ricardo Darín) é um oficial de justiça aposentado que decide escrever um livro sobre um caso não resolvido de 1974.
Trate-se do brutal estupro e assassinato de uma jovem mulher.
Para isso, ele se une ao amigo Pablo Sandoval (Guillermo Francella) e à sua chefe, Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), com quem mantém uma paixão secreta.
O filme explora temas de amor, justiça e a passagem do tempo, tecendo uma complexa narrativa que transita entre o passado e o presente.
A produção se destaca pela bela fotografia, embora a maquiagem, ao tentar retratar o envelhecimento dos personagens ao longo de 25 anos, seja um ponto fraco.
?O Segredo dos Seus Olhos?, dirigido por Juan José Campanella, está disponível na Disney+.