UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Crédito

Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

A

Âncora: Atleta que fecha um revezamento

B

Bloco de partida: Plataforma de onde é feita a largada

Borboleta: Estilo no qual os nadadores competem com os ombros alinhados à superfície da água e não podem fazer uma rotação do corpo

C

Corda: Localizada a 15 m do início da piscina, é acionada na largada falsa. Impede que um atleta que não ouviu o sinal siga nadando

Costas: Estilo no qual os nadadores competem com as costas voltadas para o fundo da piscina

Crawl: Nado mais utilizado no estilo livre

D

Deck: Área ao redor da piscina onde ficam os nadadores, árbitros e técnicos

G

Golfinho: Estilo parecido com o borboleta, no qual o nadador 'ondula' todo o corpo na água

I

Inspetor de volta: Fiscal que verifica se os atletas fazem as viradas de acordo com as regras

J

Juiz de chegada: Fiscaliza a chegada da prova

Juiz de nado: Fiscaliza se os atletas utilizam o estilo correto durante a prova

Juiz de partida: Fiscaliza a largada da prova

L

Largada falsa: Quando um ou mais nadadores queimam a largada

Livre: Estilo no qual os atletas podem nadar da maneira que achar melhor

M

Mergulho: Entrada na água, realizada nas largadas das provas de estilo livre, borboleta e peito

P

Passagem: Mudança de nadadores numa prova de revezamento

Peito: Estilo no qual os movimentos dos braços e das pernas têm de ser simultâneos e em linha horizontal

Piscina curta: Piscina de 25 m

Piscina olímpica: Piscina de 50 m

Q

Queimar: Mover-se ou deixar a plataforma antes de ser dado o sinal de largada ou antes de um companheiro de equipe (no revezamento) tocar a parede da piscina

R

Raia: Divisão na piscina na qual os nadadores se posicionam para disputar as provas. Geralmente as piscinas têm oito raias

S

Salto: Largada ilegal do segundo, terceiro ou quarto membro do revezamento, que vai para a água antes do nadador anterior completar o seu percurso

Surfar: Nadar um pouco atrás do atleta da raia ao lado para pegar vantagem utilizando a marola criada pelo nadador que está à frente

T

Toque: Encontro do nadador com a parede, indicando o momento da virada ou o final da prova