UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Esgrima já foi o esporte da nobreza

AFP

Esgrimistas usam equipamento de segurança para evitar acidentes

Objetos semelhantes a espadas são utilizados pelo homem desde a pré-história. Ciente de sua inferioridade física em relação a determinados animais, o ser humano reforçou suas 'armas naturais' com utensílios de sua própria criação. Com o domínio da técnica de fabricação, as armas evoluíram de um simples pedaço de pau às espadas de metal, passando pela rudimentar pedra. A princípio usadas para caça, esses artefatos começaram a serem utilizados para defender-se de outros homens, propiciando seu desenvolvimento.

A espada mais antiga que se conhece é a descoberta na tumba de Sargon - primeiro rei de Ur - toda feita de bronze, com mais de 50 séculos. Já os testemunhos mais antigos sobre a esgrima referem-se aos princípios teóricos do uso dessas armas na Índia, onde apareciam nos livros sagrados os nomes de 32 tipos de espadas, sabres, lanças e dardos.

Na Grécia antiga os exercícios corporais e os jogos de guerra tiveram grande importância. Vários tipos de esgrima foram praticados nas antigas Olimpíadas e nos importantes Jogos Ístmicos. Houve, inclusive, escolas em que se cultivava o uso da espada, chamadas Hopleomades. Porém, o desenvolvimento fundamental da esgrima aconteceu na cidade de Esparta.

Na Idade Média, encontra-se as bases do esporte como é conhecido atualmente. Por volta do século 12, a esgrima conseguiu um lugar importante entre os demais meios de defesa. No início do século 16, a nobreza começou a freqüentar as salas de armas e Henrique 8º ordenou, inclusive, a formação de uma corporação de todos os mestres de armas. Esses mestres ensinaram as primeiras noções teóricas aos jovens da nobreza. Posteriormente, na Espanha, foi inventada uma espada mais leve - o florete -, que deu origem a uma nova forma de luta e, como conseqüência, à elaboração de novas regras. A arte passou depois para a Itália, onde alcançou notável desenvolvimento - sobretudo na afamada Escola Napolitana -, e, dali, alcançou a França, onde foi melhorada ainda mais, alcançando a elegância que caracteriza a escola francesa.

Na Espanha e na França foram escritos os tratados mais antigos da esgrima. Jaime Pons, Pedro de la Torre e Pedro Moncilio foram os primeiros a demonstrar que a esgrima era uma arte. O Conde Koenigsmarken, da Polônia, inventou em 1860 a espada de folha plana, bem próxima à utilizada nos dias de hoje. Um ano depois, nos Estados Unidos, o doutor Graeme Harmond transformou a esgrima em esporte de competição.

As máscaras utilizadas pelos esgrimistas apareceram no século 18. Apenas no final do século seguinte foram determinadas as oito posições indicadas para as paradas, explicando claramente as posições do punho, braço etc. Ainda na mesma época, com a volta dos Jogos Olímpicos, iniciou-se verdadeiramente a esgrima esportiva unificada com o incentivo do barão Pierre de Coubertin. Nos Jogos Pan-Americanos, o esporte faz parte do programa desde a primeira edição, em 1951.