! Luxemburgo volta ao Santos após fracassar no Real Madrid - 13/12/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  13/12/2005 - 16h18
Luxemburgo volta ao Santos após fracassar no Real Madrid

Gabriel Fortes
Do Pelé.Net
Em Santos

Após passagem frustrada pelo Real Madrid, Vanderlei Luxemburgo retorna ao litoral paulista para comandar o Santos.

Arquivo/Folha Imagem
Arquivo/Folha Imagem
Vanderlei Luxemburgo acerta contrato para dirigir o Santos pela terceira vez na sua carreira
Ele deve se apresentar apenas na próxima semana, quando retorna ao Brasil para assinar o contrato. Depois vai passar alguns dias no México, onde visitará o genro Fabiano, a filha Vanessa e conhecerá a neta recém-nascida Vitória.

"Está certo, ele aceitou a proposta e é o novo técnico do Santos. São dois anos de contrato", disse ao Pelé.Net o assessor do treinador, Luiz Lombardi, na tarde desta terça-feira.

Luxa deixou as praias santistas no final de 2004 para dar início na Espanha, na chefia do futebol do poderoso Real Madrid, a um projeto de carreira. Era um sonho, que se tornou um pesadelo com a falta de títulos e a conseqüente pressão da imprensa local e da torcida que culminaram com a demissão no dia 4 deste mês.

Na Vila Belmiro ele deixou uma promessa. Quando retornasse ao Brasil, conversaria prioritariamente com o Santos. Afinal, depois de "limpar" a sua imagem no clube com o título nacional do ano passado, deixou portas abertas, amigos, confidentes e uma gama de seguidores.

Nem precisou muita conversa para que o contrato de duas temporadas fosse acordado - há a idéia por parte dos santistas de que ele pode rescindir o vínculo caso seja "convocado" para treinar a seleção brasileira a partir de 2007.

Assim que soube da queda do técnico no Real, o presidente reeleito Marcelo Teixeira passou a mão no telefone e ofereceu R$ 400 mil mensais de salários. Dias depois aumentou a oferta, e especula-se que o negócio foi fechado em pouco menos de R$ 500 mil.

REAL COM LUXEMBURGO

Títulos: nenhum
Vitórias: 39
Empates: 7
Derrotas: 11
Gols pró: 80
Gols contra: 44
Além disso, Luxemburgo terá a liberdade que já marcou os seus trabalhos em solo brasileiro. Poderá mandar e desmandar no departamento de futebol, contratar e dispensar, manter contatos com empresários, agentes, indicar e solicitar obras de melhorias e trazer consigo a turpe que o segue como comissão técnica.

O treinador precisou recusar ofertas das seleções do Irã e da Arábia Saudita, que disputarão a Copa do Mundo da Alemanha, para retornar ao futebol brasileiro. Avaliou que isso seria melhor para sua carreira em um planejamento que envolve também os interesses de sua família.

Na penumbra
A "nova velha casa" de Luxa no Brasil foi preparada durante todo este ano para recebê-lo de volta. Os cartolas e o presidente sempre acreditaram que ele retornaria. O técnico a deixou no fim de 2004, mas mesmo de longe estava atento ao que acontecia em seu "quintal".

Foi ele, por exemplo, quem indicou Oswaldo de Oliveira como seu substituto, depois pediu a contratação de Alexandre Gallo, seu ex-auxiliar, e, após o curto período de Nelsinho Baptista, vibrou com a efetivação do também ex-auxiliar Serginho Chulapa como interino. Teve participação, ainda que discreta, nos planejamentos e indicação de atletas.

E ainda viu, da Europa, as imagens da remodelação do CT Rei Pelé, projeto que teve sua participação e que agora, ironicamente, terá a sua rica estrutura utilizada pela primeira vez pelo próprio Luxemburgo.

O grupo alvinegro dá início à pré-temporada no dia 26, com exames clínicos e físicos em atividades que terminam no dia 30. O elenco retorna ao trabalho 48 horas após o Reveillon, quando começam os treinos para o Campeonato Paulista. Além do Estadual o time disputará em 2006 o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.

Só para assinantes


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias