! Inter perde, mas comemora título; Coritiba cai - 04/12/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  04/12/2005 - 18h00
Inter perde, mas comemora título; Coritiba cai

Da Redação
Em São Paulo

O milagre esperado pelo Internacional na última rodada do Campeonato Brasileiro não aconteceu. Nesta tarde de domingo, o time foi derrotado por 1 a 0 pelo Coritiba, no Couto Pereira, mas comemorou o título se agarrando em uma possível interferência da Justiça para superar o Corinthians. Os paranaenses foram rebaixados para a Série B apesar da vitória.

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO

Clube

Sem STJD

Com STJD

Corinthians77 pontos81 pontos
Internacional78 pontos78 pontos
A derrocada colorada teve início logo no primeiro minuto de jogo, quando Élder Granja cometeu pênalti sobre Ricardinho e Alcimar converteu. O placar e a diferença de cinco gols de saldo levou ao delírio o torcedor do Corinthians que, naquele momento, poderia até mesmo deixar o Serra Dourada derrotado para ficar com a taça.

"Foi um pênalti inexistente", reclamou o goleiro André. "Foi muito duvidoso", emendou o atacante Rafael Sobis. O técnico Muricy Ramalho ainda protestou contra uma penalidade não marcada ainda no primeiro tempo após um toque de mão do zagueiro Anderson. "Foi claríssimo", afirmou.

Os resultados, no entanto, mantêm a esperança do Internacional em sair vitorioso dos tribunais. A liminar concedida pela Justiça gaúcha na madrugada deste domingo prevê que os paulistas só poderiam ser proclamados campeões legitimamente caso atingissem quatro pontos de vantagem na classificação. O que não aconteceu.

Com a derrota para o Goiás, o Corinthians permaneceu com 81 pontos e deixou o Internacional com 78, dando margem para uma possível disputa judicial nos próximos dias. O clube de Porto Alegre, aliás, seria líder do certame caso os 11 apitados por Edílson Pereira de Carvalho não tivessem sido anulados pelo STJD. O time teria 78 pontos contra 77 do rival.

QUEDA, MAS COM APOIO
Mesmo com o rebaixamento para a Série B, a torcida do Coritiba não deixou de apoiar a equipe.

Os minutos finais da vitória sobre o Internacional foram decorados pelos gritos de "Coxa, eu te amo" vindos das mais de 30 mil pessoas que compareceram ao Couto Pereira.

"Dói muito cair. É uma tristeza passar por essa situação, mas o clube tem que continuar. Temos que assimilar isso como um grande ensinamento", disse o técnico Márcio Araújo.
"O campeão é o Inter. Se fosse pelo campeonato correto, estaríamos na frente", afirmou Muricy Ramalho, que comemorou a "conquista" no gramado com os jogadores. "Dentro de campo, nós vencemos. Agora, vamos aguardar pelo posicionamento do tribunal", reiterou o presidente Fernando Carvalho, que preferiu permanecer nos vestiários e não festejar, mesma atitude do volante Tinga.

Para o Coritiba, o triunfo também de nada serviu, já que os adversários diretos na luta contra o rebaixamento também venceram. A Ponte Preta derrotou o Brasiliense, em Campinas, enquanto o São Caetano bateu o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

A equipe alviverde termina com 49 pontos, dois a menos que o clube do interior de Sâo Paulo. Dessa forma, os paranaenses regressam à Série B do Brasileiro depois de dez anos consecutivos na Primeira Divisão. O melhor momento do time nesse período foi o quinto lugar de 2003, quando se classificou para a Copa Libertadores.

O jogo
Apesar de necessitar de uma goleada, o Internacional sofreu um duro golpe logo a 1min. Élder Granja puxou Ricardinho na área e o árbitro Elvécio Zequetto marcou pênalti. Na cobrança, Alcimar bateu no centro da meta e colocou os paranaenses em vantagem.

Atordoados, os gaúchos passaram a abusar dos erros nos passes. No entanto, quase empataram aos 10min, quando Vinícius aproveitou escanteio, pegou de primeira na área, mas Peruíbe cortou sobre a linha.

Bastante nervosa, a equipe de Muricy Ramalho teve seu melhor momento aos 23min. Rentería recebeu passe na área e chutou forte para a defesa de Douglas. A bola ainda explodiu na trave e foi pela linha de fundo.

Aos 46min, os jogadores do time visitante reclamaram bastante de um pênalti não marcado. Rentería fez o levantamento para a área, a bola desviou no braço de Anderson, mas a arbitragem mandou seguir.

Na volta do intervalo, o Internacional reapareceu cometendo os mesmos erros da etapa inicial, sobretudo pela falta de criatividade no meio-campo. Com a fragilidade no setor, Muricy Ramalho sacou Ricardinho e Rentería para as entradas de Márcio Mossoró e Gustavo, respectivamente.

As mudanças, contudo, não surtiram o efeito esperado. Tanto que a melhor chance surgiu com o Coritiba, aos 30min. Em contra-ataque, Tiago disparou pela direita e cruzou para a área. Ricardinho apareceu sem marcação, mas tocou por cima da meta.

O Internacional só conseguiu responder aos 41min. Após cruzamento para a área de Élder Granja, Gustavo cabeceou forte e o goleiro Douglas fez linda defesa no ângulo esquerdo, garantindo a vitória.

CORITIBA
Douglas; Rodrigo Batata, Reginaldo Nascimento, Anderson e Ricardinho; Peruíbe, Capixaba, Jackson e Caio; Renaldo (Tiago) e Alcimar (Humberto)
Técnico: Márcio Araújo

INTERNACIONAL
André; Élder Granja, Bolívar, Vinícius e Jorge Wagner; Edinho, Tinga, Ricardinho (Márcio Mossoró) e Fernandão; Rentería (Gustavo) e Rafael Sobis
Técnico: Muricy Ramalho

Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Elvécio Zequetto (MS)
Auxiliares: Paulo César Freitas e Alécio Lezzo (ambos do MS)
Cartões amarelos: Reginaldo Nascimento (C), Tinga (I), Rentería (I)
Gol: Alcimar, de pênalti, aos 3min do primeiro tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias