UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

De roupa e tudo

Contundido, Pelé não participou da vitória contra a Espanha por 2 a 1, que deu ao Brasil a classificação para as quartas-de-final. Após a partida, emocionado, Pelé foi ao vestiário abraçar seu substituto, Amarildo. Quando chegou lá, Amarildo estava tomando banho. Pelé não teve dúvidas: mesmo vestido, e ainda chorando, entrou debaixo da ducha para abraçar Amarildo.

Homenagem póstuma

O chileno Manuel Molina Gonzalez, de 17 anos, estava ouvindo pelo rádio a partida entre Uruguai e Iugoslávia. Gonzalez torceu pelos uruguaios, que foram derrotados por 3 a 1. Pouco antes do encerramento da partida, o rapaz sofreu um ataque cardíaco e morreu. Ao ser informada do caso, toda a delegação uruguaia deixou a concentração e foi à casa de Gonzalez para prestar-lhe homenagens. No dia seguinte, os jogadores ainda fizeram questão de comparecer ao enterro.

Fonte

Vira-casaca

A Copa teve 3 atletas disputando o torneio por uma segunda seleção: o italiano Mazzola (foto) e os espanhóis Puskas e José Santamaria. Mazzola havia defendido o Brasil em 1958, enquanto Puskas e José Santamaria haviam jogarado por Hungria e Uruguai, respectivamente, em 54

Do campo ao banco

Aymoré Moreira foi o primeiro ex-jogador da seleção brasileira a assumir o cargo de técnico. Quando atleta, ele atuava como goleiro.

Aposta infeliz

Gina de Venegas, uma chilena de 30 anos, apostou contra seu próprio país na partida contra a União Soviética. Como os chilenos venceram, Gina teve de pular, de roupa e tudo, na fonte da praça Bulnes, no centro de Santiago, sob uma temperatura de 5ºC.

EFE

Jogo sujo

Duelo Chile x Itália, em 2 de junho, foi a mais violenta da Copa e ficou conhecida como a "Batalha de Santiago". Foi uma sucessão de agressões que resultou em apenas duas expulsões. Uma briga entre o chileno Sanchez e o italiano Tumburus teve de ser apartada pelo árbitro, o inglês Aston. As duas equipes saíram de campo escoltadas

Selo comemorativo

A Fifa promoveu um concurso para escolher o desenho do selo comemorativo da Copa do Mundo. O vencedor foi um jovem chileno de apenas 14 anos: Eduardo Berroeta Reyes.

Tecnologia

Essa foi a primeira Copa vista pelos brasileiros em videoteipe. As fitas chegavam de avião e eram exibidas dois dias depois da realização dos jogos.

Peito de aço!

Vavá, conhecido também por "peito de aço", foi o primeiro jogador a marcar gols em duas finais consecutivas, em 58 e 62.

Onde estava a carrocinha?

A partida entre Brasil e Inglaterra foi paralisada várias vezes pelo árbitro devido às constantes invasões de campo por..... cachorros! Quem solucionou o problema na primeira vez foi o jogador inglês Greaves, que ficou de quatro e foi se aproximando do assustado bichinho. O segundo, ninguém pegou. Depois de passear pelo gramado, ele passou por baixo do alambrado e sumiu.

Superstição pouca...

Na tribuna de imprensa, depois da vitória inaugural, todos os jornalistas brasileiros eram obrigados a trabalhar com a roupa daquele primeiro jogo. Quem mudasse uma peça qualquer era impedido pelos companheiros de entrar.

... é bobagem

Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação, usou o mesmo terno marrom para viajar a Suécia, em 1958, e ao Chile, quatro anos depois.

Arquivo Folha Imagem

Miss capitão

O zagueiro Mauro, capitão da seleção brasileira, ganhou o apelido de Marta Rocha (foto, Miss Brasil na década de 50) por entrar em campo sempre bonito e elegante.

Preocupação

Na manhã da semifinal contra o Chile, a comissão técnica brasileira saiu para comprar salame, mortadela, queijo e pão. Os jogadores almoçaram apenas sanduíches. Como o jogo era contra os donos da casa, a seleção estava com medo de que algo pudesse ser colocado na comida do hotel.

SELEÇÕES