UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Esconde-esconde

Filiado à Federação Brasileira de Futebol, de caráter profissional, o Palmeiras escondeu seus jogadores em uma fazenda no interior paulista, evitando possíveis convocações para o Mundial pela CBD, amadora.

Nome de vencedor

Vittorio Pozzo é, até hoje, o técnico mais vitorioso no comando da seleção italiana. Além da Copa de 34, o treinador conquistou o bicampeonato em 38 e o ouro nas Olimpíadas de 36. Pozzo morreu em 1968, aos 87 anos.

Mamma África

O primeiro jogador africano a fazer um gol em Copas do Mundo foi Abdel Fawzi, aos 37min do primeiro tempo da derrota do Egito para a Hungria por 4 a 2, no dia 27 de maio de 1934. O Egito foi o primeiro país africano a disputar uma Copa.

Reprodução

Ma non troppo

Anfilógino Guarisi Marques foi o primeiro brasileiro campeão mundial. Formado pela Portuguesa, Filó jogava pelo Corinthians no início da década de 30, quando foi contratado pela Lazio. O jogador atuou seis vezes pela Itália e chegou a ser titular no início da Copa do Mundo.

Tão longe, tão perto

Separadas por quatro anos e um oceano de distância, as Copas de 1930 e 1934 tiveram o mesmo número de gols. As redes balançaram por 70 vezes em cada Mundial. Já em número de partidas, 1930, no Uruguai, teve 18 jogos contra 17 de 1934, na Itália.

Reprodução

Capitão e campeão

Giampiero Combi foi o primeiro goleiro a capitanear uma seleção campeã mundial. O fato ocorreu novamente só em 1982, na Espanha, com o também italiano Dino Zoff.

Sem garantias

Em 1934, ocorreu um fato único na história das Copas. Mesmo recebendo o Mundial, a seleção italiana foi obrigada a disputar as eliminatórias.

Na cabeça

O atacante italiano Luigi Bertolini, conhecido por seus cabeceios, utilizou uma faixa branca na cabeça durante todo o torneio. A medida tomada pelo jogador evitava que as costuras da bola machucassem sua testa.

Faturando alto

A Copa de 1934 deveria ter sido disputada na Suécia. O país desistiu do evento por estar vivendo problemas financeiros. A Itália fez um evento bem organizado e conseguiu valiosos lucros para o país.

Toma lá, dá cá

O Uruguai, então campeão mundial, recusou o convite para participar dessa Copa como forma de desafio à Europa por ter praticamente ignorado a edição anterior, de 1930, se tornando o único defensor de título que não competiu no torneio seguinte.

Arquivo Folha

Onipresença

Benito Mussolini apareceu quase simultaneamente em partidas diferentes durante a Copa. A imprensa chegou a comentar sobre uma suposta utilização de sósias.

De olhos bem abertos

O suíço Leopold Kielholz fez três gols em duas partidas. Detalhe: o atacante usava óculos durante os jogos.

SELEÇÕES