Piquet, Neto e CR7: as camisas provocaticas do mundo do esporte

Não é de hoje que polêmicas e provocações fazem parte do mundo do esporte. Mas algumas delas foram causadas pelo uso de algo bastante comum: camisas. O UOL Esporte relembra as vestimentas que deram o que falar entre esportistas e torcedores.
Giphy

"Patrão é meuzovo"

O caso mais recente foi o do piloto Nelsinho Piquet, que ironizou Lewis Hamilton com uma camisa provocativa após o título de Max Verstappen na Fórmula 1. "Patrão" é justamente o modo como Hamilton é chamado pelos fãs.
Reprodução

Fala, Zezé...

A saudação de uma conversa entre Thiago Neves e o então dirigente do Cruzeiro Zezé Perrella virou frase em uma camisa usada por Cazares. O atacante, que jogava no Atlético-MG, provocou o rival pelo rebaixamento para a Série B do Brasileirão.
Reprodução

Draymond Green x LeBron

Green irritou LeBron com uma provocação após a final da NBA, em 2017. O astro do Golden State Warriors vestiu uma camisa com a palavra "Quikie" ("rapidinho", em português), em uma alusão à Quicken Loans Arena, casa do Cleveland Cavaliers. Na ocasião, os Cavs haviam perdido por 4 a 1 na série melhor de sete jogos. LeBron rebateu a provocação com um post no Instagram: "Isso foi o que ela disse, né?".
Reprodução

"Duvide de mim agora"

Em 2017, Conor McGregor, ex-campeão do UFC, lançou a camisa para os fãs com esta frase após o seu retorno aos octógonos. "Um ano atrás, eu voltei da minha aposentadoria. Todo mundo duvidou de mim. Todos os lutadores duvidaram de mim", disse à época.
Reprodução

Mazembe Day

O apresentador e ex-jogador Neto já apareceu algumas vezes com uma camisa que faz alusão à derrota do Inter na semifinal do Mundial de Clubes de 2010. Na ocasião, o Colorado perdeu por 2 a 0 para o clube africano.
Reprodução

Fenômeno ou CR7?

Em 2009, o Manchester United lançou camisa com a frase "There's Only One Ronaldo" (Só existe um Ronaldo), em homenagem a Cristiano Ronaldo. A frase pegou mal entre os brasileiros e, principalmente, entre os torcedores do Corinthians, que saíram em defesa de Ronaldo Fenômeno. Teve até camisa alvinegra de resposta ao time inglês.
Reprodução

"Penta único"

Após o título brasileiro de 2007, o São Paulo lançou uma camisa com a frase "penta único". Acontece que o Flamengo, à época, também considerava ter conquistado cinco vezes o Campeonato Brasileiro. A polêmica reviveu a discussão sobre o título nacional de 1987 e a famosa Taça das Bolinhas.
Reprodução

Cyborg x Amanda Nunes

Antes do combate entre as brasileiras em 2018, Cris Cyborg posou com uma camisa que alfinetava a rival. "Keep Brasil Creonte Free" (Deixe o Brasil Livre de Creonte, em tradução livre). A gíria "creonte" foi criada pelo mestre Carlson Gracie na década de 1980 para apelidar atletas que trocavam de equipe.
Reprodução

River laranja?

Em 2016, o River comemorou o 30º aniversário do "clássico da bola laranja" com uma provocação ao Boca Juniors. Referência à conquista do título argentino na Bombonera, casa do rival, três décadas antes.
Reprodução
Publicado em 22 de dezembro de 2021.

Veja Também