Ibope aponta empate técnico na disputa pelo governo do AM
Do UOL, em São Paulo
A primeira pesquisa Ibope com intenções de voto para o segundo turno no governo do Amazonas, divulgada na noite desta sexta-feira (17), mostra um empate técnico entre José Melo (PROS) e Eduardo Braga (PMDB).
Melo aparece na frente na corrida eleitoral, com 53% dos votos válidos, contra 47% de Braga. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Levando em conta brancos, nulos e indecisos, Melo aparece com 49% e Braga, 44%. Ao todo, 3% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, outros 4% se dizem indecisos.
O Amazonas teve a disputa mais apertada no país para o cargo de governador estadual: Eduardo Braga (PMDB) teve 43,15% dos votos contra 43,04% do atual governador, José Melo (Pros). A diferença entre eles foi de apenas 1.907 votos (ou 0,12%).
Rejeição e avaliação
Braga é o candidato com a maior rejeição: 34%. O adversário, segundo a pesquisa, é rejeitado por 28% dos entrevistados. Ao todo, 16% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos. Não souberam ou não responderam 23%.
Na mesma pesquisa, os eleitores também opinaram sobre a administração do governo de José Melo. Segundo o Ibope, 52% dos eleitores classificaram a administração como "ótima ou boa" e 29% avaliaram como "regular". Outros 12% acham que a gestão está "ruim ou péssima".
A gestão de Melo à frente do governo do Amazonas é aprovada por 61% e desaprovada por 28%.
A pesquisa, encomendada pela Rede Amazônica, ouviu 1.512 eleitores de 13 a 16 de outubro. O levantamento foi registrada no TRE-AM (Tribunal Eleitoral Regional) sob o protocolo AM-00062/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob protocolo BR-01109/2014.
Veja também
- Eleitores do Amazonas voltam às urnas neste domingo para escolher governador
- Após suspeita de ter acordo com bandidos, José Melo (Pros) é reeleito no AM
- Dilma é reeleita na disputa mais apertada da história; PT ganha 4º mandato
- Brasil tem 1 governadora, 7 vices e 5 senadoras; veja as mulheres eleitas em 2014