Luizianne vai à Justiça contra 'censura' de Cid a programa no CE

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), afirmou que procurou a Justiça Eleitoral para garantir a divulgação de seu vídeo de campanha e abriu uma crise no PT cearense. Candidata à deputada federal, ela acusa o governador Cid Gomes (Pros) de liderar uma censura à exibição de sua propaganda no rádio e na televisão, iniciada nesta terça-feira (19).

Apesar de fazer parte do PT, que tem como candidato ao governo o candidato Camilo Santana, Luizianne integra o grupo petista cearense que não aceita a união com o governador Cid Gomes. Em nota, a prefeita disse que o "grupo político que ora controla o Ceará, sob a liderança do governador Cid Gomes, dá mostras mais uma vez de seu espírito autoritário e anti-democrático."

Para divulgar o seu primeira programa em vídeo, ela usou as redes sociais, onde fez comentários ainda mais duros do que na nota oficial. "Fora OLIGARQUIA FERREIRA GOMES que quer transformar o Ceará num grande curral eleitoral de gados!!!!!! E estão fazendo LAVAGEM CEREBRAL nos nossos jovens!!!! FORA, FORA, FORA!", publicou em comentário no Facebook, complementando: "Deveriam ter vergonha de querer transformar gente de luta e que tem história em um amontoado de baba ovo da OLIGARQUIA FAMILIAR de vocês."

Além do programa de Lins, a ex-prefeita afirma que o programa do deputado Eudes Xavier também não teria ido exibido "por uma decisão unilateral do comando da campanha majoritária."

Segundo a ex-prefeita, o motivo do veto a seu vídeo foi a fuga de padrões determinados pela direção da campanha, no qual os candidatos deveriam pedir voto para Camilo em todas as aparições. "De modo ilegal, querem nos obrigar a seguir uma estética específica, violentando a autonomia e o direito de cada candidato em transmitir suas ideias e propostas do modo que achar mais adequado. Não fazemos ataques, não usamos de revanchismo nem mesmo negligenciamos o nome do candidato a governador pela coligação [a marca da campanha de Camilo Santana consta nos programas que foram produzidos]", afirmou Lins, na nota.

A assessoria de imprensa do governador Cid Gomes se limitou a informar ao UOL que a acusação de Luizianne "não faz o menor sentido" e que não iria comentar a nota. Já a assessoria de imprensa da coligação "Para o Ceará seguir Mudando" não quis comentar as declarações da ex-prefeita, nem dar detalhes sobre o o porquê da não-exibição do vídeo da candidata. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos