NATAL ECOA

Não sabe o que dar de presente no Natal? Vejas dicas sustentáveis

Por Ana Prado

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Mais um ano de pandemia está se encerrando e, embora ainda não seja seguro fazer grandes festas, trocar presentes pode ser uma boa forma de trazer afeto e diversão para os próximos dias. 

Mas como fazer isso de uma forma sustentável para o meio ambiente? A redação de Ecoa reuniu algumas dicas que podem ajudar.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

1. Pesquise os impactos do produto ao meio ambiente e o histórico da empresa. Veja se ela respeita seus prestadores de serviço e se a fabricação é livre de crueldade animal. 

2. Compre de produtores locais. Além de diminuir o impacto para o meio ambiente com o transporte da mercadoria, você ajuda a economia local e os pequenos produtores.

3. Na hora de embrulhar, reutilize materiais que você já tem, como caixas, papéis de presente usados e até tecidos. 

4. Dar um vale-doação, permitindo à pessoa escolher a causa e a instituição que deseja apoiar, pode ser uma boa opção aos presentes comprados em lojas.

Mas antes, algumas dicas:

Se a pessoa gosta de plantas e sabe como cuidar, essa é uma boa opção que embeleza a casa e ainda promove bem-estar. Busque espécies que ajudam a melhorar a qualidade do ar, como antúrio e jiboia. Mas atenção: algumas delas são tóxicas para animais. Leve isso em conta se a pessoa tiver um bichinho de estimação.   

Plantas

Se o presenteado já tem muita planta em casa, uma boa opção é dar um vaso autoirrigável. Os da marca Plantiê, do RS, têm furos tubulares nas laterais, por onde passa o barbante que conduz a água à terra, e garantem 25 dias sem a necessidade de rega. Além disso, a matéria-prima vem de catadores e das fábricas da região. 

Vasos autoirrigáveis 

Crédito: Divulgação

Se o presenteado for um bebê, uma boa opção é dar de presente fraldas ecológicas como as da empresa Nós e o Davi. Elas contam com tecidos absorventes e panos costurados na própria fralda para facilitar a lavagem, que pode ser feita máquina de lavar. Além disso, cada fralda conta com ajustes de botões que podem ser adaptados à medida que o bebê cresce.

Fraldas ecológicas

Crédito: Divulgação

A fruteira suspensa da marca Marulho, de Ilha Grande (RJ), não serve apenas para guardar frutas e legumes – ela os transforma em um item de decoração. E são fruto de uma iniciativa de combate à pesca fantasma. Contando com a ajuda de rendeiros locais, a empresa recolhe essas redes descartadas e as utiliza para produzir itens como as fruteiras, sacolas, bolsas e esfregões.

Fruteira de redes de pesca

Crédito: Divulgação

Os maiôs da Pitaia Rio são feitos de um tecido com a tecnologia Amni Soul Eco, primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo. Isso significa que essas roupas se decompõem em menos de três anos quando descartadas corretamente. Além disso, a empresa se compromete com o uso consciente de matérias-primas e se responsabiliza pela redução dos impactos socioambientais. 

Maiô biodegradável

Crédito: Divulgação

Pode ser difícil cortar de vez o uso de copos de uso único. Por isso esse presente da Mapeei é tão útil: feito de inox, o que garante boa durabilidade e permite bebidas quentes e frias sem pegar gosto ou cheiro e sem deformar, esse copo de 150 ml é pequeno e retrátil e pode ser carregado até no bolso. 

Copo retrátil de inox

Crédito: Divulgação

O Na'kau é um chocolate orgânico e artesanal feito em Manaus a partir do cacau selvagem amazônico. O trabalho é feito em parceria com mais de 50 famílias ribeirinhas produtoras de cacau e a remuneração é bem acima do que é oferecido no mercado local. Além de melhorar a situação das famílias, isso ajuda a garantir a floresta em pé, já que elas deixam de precisar recorrer a atividades predatórias para seu sustento. 

Chocolate orgânico

Crédito: Divulgação

As sandálias veganas da marca Linus são produzidas com 70% de fontes renováveis e contêm 20% de material reciclado em sua composição. Elas não têm gênero, são livres de metais pesados e utilizam PVC ecológico com plastificantes de origem vegetal. A empresa coleta 200% do plástico que produz, compensa a emissão de carbono e planeja se tornar carbono negativa até 2026.

Sandálias veganas

Crédito: Divulgação

Se você quer presentear alguém que curte uns drinks, uma opção é a aguardente CACAHUATL, uma bebida que nasceu para aproveitar melhor o cacau. Produzido em Linhares, no ES, o produto garante renda extra aos trabalhadores rurais que cultivam o fruto, já que eles passaram a vender também partes que eram descartadas. 

Aguardente de sobras de cacau

Crédito: Divulgação

A marca vegana Relax Cosméticos usa fórmulas com matérias-primas naturais e seus produtos dispensam embalagens plásticas. Além de amigáveis ao meio ambiente, o kit Presente Natural Relax Essencial Viagem é bom para levar na mala. Ele vem com um desodorante sólido, um xampu e um condicionador também sólidos e uma barra hidratante.

Kit de cosméticos para viagem

Crédito: Divulgação

Edição: Fernanda Schimidt

Reportagem: Ana Prado

Publicado em 20 de dezembro de 2021