Como fazer

Fiquei duas semanas juntando meu lixo. O que aprendi com isso?

Nesta Semana do Meio Ambiente, Ecoa está convidando quem nos lê a reduzir sua produção de lixo dentro de casa com o uso da #MudaQueEcoa. Então, também entrei na onda de tentar diminuir ao máximo os resíduos e compartilhar dicas e aprendizados nesse guia.

Desafio. Essa palavra define como foi juntar todo meu lixo durante uma semana para ter ideia do tamanho do problema. Mais desafiador ainda foi tentar diminuir o resíduo na semana seguinte. Como somos só eu e meu namorado em casa, achei que a tarefa seria fácil, mas não foi!

Já dando spoilers, algumas tentativas não deram muito certo, e, no final, conversei com a Cristal Muniz, do blog Uma Vida Sem Lixo, para entender o que eu poderia fazer para reduzir meu lixo

Arquivo pessoal/Camilla Freitas

SEMANA 1

Juntando o lixo
Arquivo pessoal/Camilla Freitas

Plástico: o maior vilão

Meu lixo plástico veio principalmente do delivery e de embalagens de comida. Pedi comida três vezes na semana e cozinhei no restante. Alguns produtos de limpeza com embalagem de plástico também chegaram ao fim, o que gerou mais lixo nesse período.
Arquivo pessoal/Camilla Freitas

Como resolver:

  • Comprar mais na feira e optar por não pegar sacolinha de plástico, levar a própria sacola ou carrinho;
  • Comprar grãos, temperos, cereais e macarrão em lojas a granel. Dá para levar o próprio potinho para colocar o alimento ou um saco plástico reutilizável;
  • Fazer o próprio produto de limpeza. Use sabão de coco, água, álcool e bicarbonato de sódio para limpar tudo!
Getty Images/iStockphoto

Temos receita!

Clique em "Veja mais!" para conferir a receita do sabão líquido natural que a Cristal Muniz ensinou no Instagram Uma Vida Sem Lixo!


Com essa receita, você vai conseguir lavar louça, limpar os móveis, lavar roupa e limpar o chão. Ou seja, com apenas um produto você deixa sua casa limpinha. É bom para o meio ambiente e para o bolso!

Reprodução/Instagram Uma vida sem lixo

Muito papel

Além do plástico, outra produção que me surpreendeu foi a de papel -- também estava ao consumo de alguns produtos como alimentos e encomendas feitas pela internet. A solução aqui, então, é repensar certos consumos.
Arquivo pessoal/Camilla Freitas

E o papel higiênico?

O papel higiênico é um lixo não reciclável, então, essa produção me assustou um pouco. Produzi uma sacola média durante a semana. Como será que me saí na semana seguinte?! Não muito melhor! Até tentei jogar na privada, mas me deparei com outro problema.
Arquivo pessoal/Camilla Freitas

Não é uma recomendação jogar no vaso sanitário. Nossos encanamentos não foram pensados para isso e a chance de entupir é super alta. Além disso, no Brasil, nem todos os lugares possuem tratamento de esgoto.

Cristal Muniz
Getty Images

Então, o que fazer?

A Cristal conta em seu blog como ela usa toalhas de pano e uma ducha para se limpar em casa. Ela escreve um texto sobre o tema, só clicar no botão abaixo!
Felipe Machado / Divulgação

E a comida?

A produção de lixo orgânico foi a que mais me surpreendeu positivamente. Consegui reaproveitar bem os alimentos. Mas, uma solução para o lixo orgânico ser realmente zero seria ter uma composteira. Como meu apartamento é bem pequeno, não consigo ter uma no momento, mas você pode ter uma na sua casa caso ela seja maior.

No link abaixo a gente ensina como ter uma!

Arquivo pessoal/Camilla Freitas

SEMANA 2

Tentando reduzir
Arquivo pessoal/Camilla Freitas

Mais plástico

Reduzir o plástico foi realmente difícil! Pude ter um pequeno retrato desse problema estrutural -- o Brasil produz mais de 11 milhões de toneladas de plástico por ano. Eles são os grandes vilões do meio ambiente, principalmente os de uso único. Ou seja, usamos uma vez e foi pro lixo. Mas há soluções possíveis, principalmente em relação a cosméticos e produtos de limpeza!
Arquivo pessoal/Camilla Freitas
  • Comprar produtos com embalagem de vidro reutilizável;
  • Não comprar produtos novos antes do seu acabar;
  • Priorizar shampoo e condicionador sólidos com embalagem de papel;
  • Fazer seu próprio desodorante.
Arquivo pessoal/Camilla Freitas

Aniversário!

O meu aniversário no meio do desafio foi um problema na hora de reduzir o lixo. Alguns presentes vieram embalados em muito plástico e muito papel. Precisamos incentivar nosso círculos de amigos e familiares a comprarem essa briga com a gente. Que tal darem presentes sem embalagem ou com uma bonita embalagem de pano?!
Arquivo pessoal/Camilla Freitas

Claro que teve lixo orgânico nessa semana também!

Arquivo pessoal/Camilla Freitas

Mas bem menos do que na primeira semana!

E sabe por que? Boa parte dele virou esse caldo de legumes natural!
Arquivo pessoal/Camilla Freitas
No final, todo lixo produzido foi descartado por meio da coleta seletiva feita no próprio prédio onde moro. Mas caso o seu condomínio ou sua rua não tenha coleta seletiva, você pode experimentar o aplicativo Cataki. Com ele, você entra em contato direto com um catador ou uma catadora que poderão fazer a ponte para que seu lixo seja reciclado!
Arquivo pessoal/Camilla Freitas

Quer saber mais sobre o movimento lixo zero?

Ecoa contou a história da Cristal Muniz e de como ela criou o blog que virou referência de uma vida sem lixo no Brasil
Divulgação
Publicado em 09 de junho de 2021.
Reportagem: Camilla Freitas;
Edição: Fernanda Schimidt;