Mexa-se!

Erros comuns ao praticar caminhada e como corrigi-los

iStock

Ela aumenta a resistência física, melhora a circulação sanguínea, queima calorias e ajuda no controle do peso.

Uma atividade física gratuita, que dispensa equipamentos e pode ser feita em qualquer lugar, por pessoas de qualquer idade. Por isso a caminhada é uma atividade física democrática, ótima opção para quem busca espantar o sedentarismo e ter mais saúde.

Unsplash

Leia mais

Também auxilia na prevenção e no combate de doenças como diabetes, hipertensão e depressão, favorece o bom humor e diminui o estresse. Assim como acontece com qualquer outro tipo de exercício, é indicado que a pessoa passe por uma avaliação médica antes de começar a caminhar. Veja a seguir os principais erros que as pessoas costumam cometer ao resolver caminhar.

Unsplash

Um dos principais erros que as pessoas cometem é quanto ao calçado ideal para caminhar. Claro que você sabe que é um tênis. Procure um que seja acolchoado por dentro, leve, respirável e resistente à água. Um tênis de corrida pode funcionar tão bem quanto um modelo específico para caminhada.

1. Escolher um calçado errado

iStock

Leia mais

Altere o caminho regularmente. Não só é bom para o seu humor e motivação, mas também para seus músculos e articulações. Procure subidas para adicionar à sua rota. Isso pode aumentar a intensidade e fortalecer os músculos e tendões da coxa e os glúteos.

Pode ser que você tenha uma praça ou parque preferido para caminhar, mas você corre o risco de entendiar-se e perder o interesse se fizer a mesma rota todos os dias.

2. Andar sempre no mesmo lugar

Unsplash

Caminhar ouvindo música pode dar aquela incentivada, mas atenção ao volume por que isso pode ser perigoso. Procure fones de ouvido que deixem entrar sons externos para que você possa ouvir o que está acontecendo ao seu redor: um ônibus em alta velocidade, um carro buzinando, um cachorro latindo, uma sirene de ambulância...

3. Ouvir música muito alta

Reprodução

Não se distraia. Se for muito urgente, pare, saia do caminho e envie a mensagem (ou termine qualquer outra tarefa) antes de voltar a caminhar.

Tem mania de caminhar olhando a tela do celular? Segundo um estudo da Universidade Rutgers (EUA), você está mais está sujeito a sofrer lesões de pescoço e cabeça, já que pode tropeçar, cair ou até mesmo entrar no meio dos carros sem nem perceber.

4. Caminhar olhando para a tela

Unsplash

Não deixe seu melhor amigo em casa. Pessoas que têm cães e os levam para caminhadas regulares têm maior probabilidade de atingir 150 minutos por semana de exercícios moderados, o mínimo recomendado pelos especialistas para uma boa saúde. Ele ficará feliz e você terá companhia!

5. Deixar seu cão em casa

Unsplash

Leve uma capa de chuva ou uma blusa fina impermeável com capuz se o tempo parecer duvidoso e não se esqueça de boné, óculos de sol e protetor solar para protegê-lo do sol (mesmo em dias nublados ou no inverno).

Roupas muito justas e pesadas podem tornar sua caminhada desagradável. Escolha peças soltas, confortáveis, respiráveis e que sequem rápido. 

6. Escolher a roupa errada

iStock

Um estudo mostrou que um grupo que acompanhou os próprios passos andou 27% mais do que aquele que não o fez. Você pode usar um app em seu celular ou um dispositivo chamado pedômetro.

É importante medir seu progresso na caminhada: seja em passos, km ou minutos. Assim você saberá se está atingindo seu objetivo, o que pode motivá-lo.

7. Não medir seu progresso

Apesar da ressalva feita anteriormente, é importante sair com o seu celular, já que ele pode ajudá-lo com um mapa, caso você se perca, ou a ligar para alguém em uma emergência. Carregue-o antes de sair de casa.

8. Sair sem o celular

Unsplash

A postura correta para caminhar pode ajudá-lo a andar mais rápido, por mais tempo e  prevenir lesões. Tente andar como se um fio o puxasse no topo da cabeça. Seus olhos devem sempre olhar para frente e os ombros devem estar para trás e relaxados. Balance os braços naturalmente enquanto toda a sola do seu pé toca o solo: do calcanhar aos dedos.

9. Descuidar da postura

iStock

Caminhada é saúde, então nada de refrigerante para se hidratar. As bebidas esportivas também não são recomendadas, já que provavelmente você não precisa de eletrólitos extras se fizer apenas uma caminhada moderada.

A melhor forma de se manter hidratado ao caminhar é com água. Simples assim.

10. Levar a bebida errada

Unplash

Faça um alongamento suave nos músculos das pernas - especialmente as panturrilhas - ao terminar a caminhada. Isso o ajudará a permanecer flexível. Não exagere. Mantenha cada alongamento por 10 a 20 segundos. Use uma cadeira, banco do parque ou parede para ajudar no equilíbrio.

11. Esquecer de alongar-se

Ynsplash

Montagem e edição: Bárbara Paludeti

Fontes: WebMD, Mayo Clinic, Harvard Health Publishing, National Safety Council (EUA)

Publicado em 23 de setembro de 2020

Continue navegando por VIVABEM