Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Cuidados que você deve ter na hora de escolher um tênis para treinar

O calçado é um equipamento importante para garantir conforto e evitar dores no treino - iStock
O calçado é um equipamento importante para garantir conforto e evitar dores no treino Imagem: iStock

Thais Szegö

Colaboração para o UOL VivaBem

29/04/2019 04h00

Seja para correr, seja para caminhar, seja para fazer musculação, o tênis é um equipamento importante para garantir conforto e segurança na atividade física. E não é raro surgirem dúvidas na hora de escolher um calçado para treinar. Afinal, nas prateleiras das lojas há uma infinidade de modelos, de diversas marcas, com diferentes tecnologias, cores e preços. A seguir, damos algumas dicas para você encontrar um bom par para seus exercícios.

1 - Nunca escolha pelo preço ou pela aparência

O calçado mais caro nem sempre é o "melhor" ou o mais indicado para suas necessidades. E também não se deixe levar pelo modelo mais bonito ou o que está na moda. "O mais importante é optar por um par desenvolvido especialmente para a modalidade que você pratica e que seja bem confortável, para ajudar a evitar bolhas, calos e dores nos pés e nas articulações", orienta Moisés Cohen, presidente da Sbot (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), professor titular e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

2 - Analise a estrutura do calçado

A principal função de um tênis na musculação é garantir estabilidade e proteger os pés do atrito com os aparelhos em alguns exercícios. Por isso, os modelos não precisam de muita tecnologia ou amortecimento. Basta um calçado com solado aderente e que, preferencialmente, não tenha o calcanhar muito mais alto que a parte da frente, pois isso tende a gerar instabilidade em alguns movimentos. Já quem corre ou pratica exercícios com saltos (especialmente iniciantes ou pessoas com sobrepeso) necessita de um tênis com um sistema de amortecimento melhor, para reduzir o impacto nas articulações.

Verifique também se o calçado é flexível e leve. "Esse detalhe é especialmente importante para os corredores, pois quanto mais pesado o tênis, maior o gasto de energia no exercício. Se pensarmos em pessoas que participam de provas longas, isso faz uma diferença enorme", explica o médico do esporte Ricardo Galotti, diretor da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte).

Corredores meias e tênis - iStock - iStock
O mais importante é escolher um calçado apropriado para a modalidade que você pratica e confortável
Imagem: iStock

3 - Não tenha vergonha de provar o tênis "de verdade"

Calce o tênis e dê uns trotes e saltos pela loja. Só assim você vai conseguir perceber melhor se ele ficará confortável ou machucará alguma parte do pé durante o exercício. No que diz respeito ao tamanho, o calçado não pode ficar muito justo e nem muito largo: o indicado é que haja a distância de meia a uma polegada entre a ponta do dedo mais longo e a extremidade posterior do tênis quando você está em pé e apoiado sobre os dois pés. Analise também a largura e se o modelo não pressiona o peito do pé.

4 - Vista uma meia apropriada

Se você treina com meias um pouco mais grossa, de algodão, por exemplo, não adianta ir provar o calçado com uma meia fina e social. Se fizer isso, há o risco do calçado parecer perfeito no seu pé na loja, mas ficar apertado quando você calçá-lo com as meias de treino.

5 - Compre no fim do dia

O melhor período para provar um tênis é no final da tarde. "Isso porque nesse momento os pés tendem a estar mais inchados, e o mesmo vai ocorrer durante a prática de exercícios em qualquer horário, pois os vasos sanguíneos se dilatam", explica Luiz Acácio Branco, educador físico da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. Outra dica importante é sempre experimentar o par, já que muitas vezes há diferença no tamanho de um pé e outro.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube