para anotar...

Conheça gatilhos para a dor de cabeça que talvez você nem se
 dê conta

Unsplash

Na enxaqueca, a dor tem características próprias e sempre vem acompanhada de outros sinais: intensidade de média a forte; acomete um dos lados da cabeça; pulsação; perda de apetite, enjoo ou vômito; ansiedade e irritação, entre outras coisas.

Considerada uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos, a dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, tem prevalência de 96%, especialmente entre as mulheres. Isso significa que praticamente todo mundo pode ter esse sintoma ao longo da vida. Um de seus tipos, a enxaqueca, chega a afetar 10% da população mundial.

Leia mais

Outra particularidade da enxaqueca é a identificação de gatilhos, ou seja, circunstâncias que podem "ligar" a dor. A seguir, mostramos algumas coisas, pessoas e situações que podem ser gatilhos e você nem imagina...

Reprodução

Qualquer coisa (ou qualquer pessoa) que aumente seu nível de estresse pode torná-lo mais vulnerável a enxaquecas. Os médicos não sabem exatamente como isso acontece. Muitas coisas podem estar envolvidas, incluindo certos nervos do cérebro que transmitem mensagens de dor e podem ser extremamente sensíveis.

Seu chefe

Reprodução

As mudanças de temperatura tornam você suscetível a enxaqueca: seja uma onda de calor ou de frio. Não dá para mudar o clima, mas você pode usar óculos escuros em um dia claro, manter-se hidratado e evitar o sol do meio-dia, por exemplo. No frio, cuidado com o choque térmico e agasalhe-se.

Clima

iStpck

Mesmo agradáveis, os cheiros fortes provocam enxaquecas em muitas pessoas. Os "vilões" mais comuns são tintas, perfumes e certos tipos de flores. A explicação é que os odores geralmente muito intensos e aplicados em excesso, ao serem assimilados pelas células olfativas podem estimular a liberação de neurotransmissores e substâncias que dilatam os vasos sanguíneos cerebrais e desencadeiam o quadro.

Cheiros fortes

Unsplash

Leia mais

Um rabo de cavalo muito apertado (quem nunca?) pode distender o tecido conjuntivo do couro cabeludo, levando a uma dor de cabeça. Bandanas, tranças e chapéus justos também podem fazer isso. Se esta for a causa, é fácil, é só soltar o cabelo!

Acessórios de cabelo

Unsplash

Atividades extenuantes podem causar dor de cabeça, por exemplo após correr ou transar. Esses tipos são mais comuns em pessoas com histórico de enxaqueca. Procure ajuda imediatamente se você tiver uma forte dor de cabeça repentinamente após fazer algo que seja fisicamente difícil ou se ela vier acompanhada de vômitos, visão dupla ou pescoço rígido.

Exercício

Unsplash

A má postura aumenta a pressão nos músculos da cabeça e do pescoço. Você curva os ombros, usa uma cadeira sem apoio para a parte inferior das costas ou olha para um monitor muito baixo ou muito alto? Se você tem dores de cabeça tensionais frequentes, mudar essas coisas pode ajudar.

Má postura

iStock

O gatilho da enxaqueca para algumas pessoas é o queijo maturado, incluindo queijo azul (tipo gorgonzola), cheddar, parmesão e suíço. O problema pode ser uma substância chamada tiramina. Quanto mais tempo um alimento envelhece, mais tiramina ele possui.

Queijo

Unsplash

A tiramina também está no vinho tinto e em outras bebidas alcoólicas. Outros ingredientes do vinho também podem contribuir para as dores de cabeça. Como o álcool aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, os efeitos podem ser ainda mais intensos. Experimente beber água com gás ou outra bebida não alcoólica.

Vinho tinto

Unsplash

Embutidos geralmente contêm tiramina e aditivos alimentares como nitritos, que podem causar dores de cabeça em algumas pessoas. Se você acha que isso pode ser um gatilho para você, experimente tirar esses alimentos de sua dieta por um tempo para ver se faz diferença.

Embutidos

iStock

As dores de cabeça da fome nem sempre são óbvias. Se você não comer, sua cabeça pode começar a doer antes de você perceber que está com fome. O problema provavelmente é uma queda no açúcar no sangue. Solução: coma!

Pular refeições

iStock

A fumaça e o cheiro do cigarro podem causar dor de cabeça, inclusive para o fumante passivo. Deixar de fumar ou ficar longe de quem fuma ajuda muito se você tiver dor de cabeça em salvas, que são extremamente dolorosas e acontecem em um só lado.

Cigarro

Unsplash

Excesso de cafeína pode causar dor de cabeça. Com moderação, geralmente ajuda, inclusive a substância está presente em muitos medicamentos para dor de cabeça. Mas café ou refrigerantes podem causá-las. Se você quiser parar, diminua devagar. Parar de repente pode piorar as coisas: a abstinência da cafeína é outro gatilho.

Cafeína

Unsplash

Algumas atitudes simples podem ajudá-lo a combater as dores de cabeça:

- faça um diário: anote o que come, como foi seu dia, cheiros pelo seu caminho, atividade física, clima. Quando tiver dor, anote quando começou e parou. Isso o ajudará a encontrar padrões para evitar seus gatilhos;

- gerencie o estresse: relaxe, medite, leia um livro, assista a uma série leve, faça massagem, exercite-se, faça terapia;

O que você pode fazer

Unsplash

Se você tiver uma nova dor de cabeça que é incomumente forte ou dura mais do que o normal, consulte um médico.

- alimente-se direito: nos horários corretos para evitar sentir muita fome, e tome água;

- fique atento a remédios: analgésicos de venda livre funcionam bem, mas o uso diário pode causar dor por uso excessivo ou dor de cabeça que retorna assim que o efeito dos comprimidos passa.

Unsplash

Montagem e edição: Bárbara Paludeti

Fontes: WebMD, National Headache Foundation, Cleveland Clinic, UC Berkeley, American Headache Society e 
Sociedade Brasileira de Cefaleia

Publicado em 28 de outubro de 2020

Continue navegando por VIVABEM