saúde

5 perguntas sobre boca seca

Unsplash

Não, a boca seca (ou xerostomia) não faz parte do processo de envelhecimento em si. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, podem desenvolver condições que afetam a produção de saliva - como diabetes - e tomar medicamentos que podem secar a boca.

Faz parte do processo de envelhecimento?

Unplash

Medicamentos: a boca seca é um efeito colateral de muitos tipos de remédios, incluindo aqueles para depressão, alergias, resfriados e hipertensão.

Desidratação: quando você perde mais líquido do que ingere. Pessoas de todas as idades podem ficar desidratadas, mas os adultos mais velhos são mais propensos.

O que pode causá-la?

Unsplash

Lesões na cabeça ou no pescoço: uma lesão nestes locais pode danificar os nervos que dizem às glândulas salivares para produzir saliva.

Radioterapia: as glândulas salivares podem ser danificadas se forem expostas à radiação durante o tratamento do câncer.

Quimioterapia: medicamentos usados para tratar o câncer podem tornar a saliva mais espessa, fazendo com que a boca fique seca.

Unsplash

Primeiro de tudo, certifique-se de que esteja hidratado e marque uma consulta com seu médico ou dentista. Este profissional poderá ajustar seus medicamentos, prescrever remédios que aumentem a produção de saliva e até recomendar o uso de saliva artificial (sim, isso existe).

O que posso fazer?

Sim. Como a saliva protege contra a cárie dentária, ter menos saliva pode colocá-lo em risco, por isso mantenha seus dentes saudáveis:
- escove pelo menos 2 vezes ao dia
- use fio dental regularmente
- visite seu dentista pelo menos 2 vezes ao ano

Boca seca aumenta o risco de cárie?

Unsplash

Por outro lado, é melhor evitar sal, café, açúcar, álcool e alimentos ácidos e picantes.

Mudanças na alimentação podem contribuir para estimular a mastigação e aliviar a boca seca. Para isso, coloque no prato (ou no copo): chás, sopas, maçã, agrião, melancia, picolés de frutas, sucos naturais e ovos.

A dieta pode influenciar?

Unsplash

Leia mais

Montagem e edição: Bárbara Paludeti

Fontes: reportagem de Samantha Cerquetani e Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial dos EUA

Publicado em 12 de agosto de 2020

Continue navegando pelo VIVA BEM