A caminhada é uma atividade física democrática: não exige grande esforço do corpo e você pode praticá-la em qualquer lugar. Além disso, favorece a circulação sanguínea que, consequentemente, fortalece os músculos do coração.
iStock
Na caminhada, há um aumento da produção da endorfina, hormônio do prazer e bem-estar. A prática ainda auxilia na queima de gordura do corpo. Comece agora!
Como você pode ver, não faltam pontos positivos para a caminhada. Se você ainda precisa de incentivo ou, então, enjoou da atividade, aqui vão algumas dicas de como torná-la ainda mais atrativa.
Unsplash
Aproveite a caminhada para conhecer locais do seu bairro, como uma praça ou um parque. Vale também aproveitar o momento para espiar novos pontos comerciais, como restaurantes, padarias ou lojas.
1. Explore novos lugares
Se você está começando a praticar exercícios físicos, a caminhada pode ser uma forma de você conhecer melhor o seu ritmo. Às vezes, você descobre que gosta mais de corrida do que de uma caminhada. Teste velocidade, tempo e elevação das ruas.
2. Teste seu ritmo
Use a caminhada para “esfriar” a cabeça. Se tem algo te incomodando e nenhuma resolução parece surgir, pegue seu tênis e vá dar uma volta no bairro. Quem sabe aparece alguma ideia?
3. Resolva problemas
A caminhada é uma forma de exercício muito democrática e não depende do nível de condicionamento físico ou social. Todo mundo consegue incluir uma caminhada ao longo do dia. A vantagem é que não é um exercício extenuante ou que demanda muita coordenação, diferente de um treino de musculação ou funcional.
Leo Fukuda, profissional de educação física pela USP e preparador físico da Alice
iStock
Gosta de caminhar em silêncio? Ótimo! Que tal usufruir desse momento com atenção plena? Observe as ruas, casas, carros, pessoas, o céu, as árvores... Esteja presente no momento, exercite o mindfulness.
4. Pratique a atenção plena
Unsplash
Agora, se você prefere ouvir músicas, que tal selecionar uma playlist bem agradável para escutar durante a caminhada? Só não esqueça de ficar atento ao trânsito e pedestres.
5. Ouça sua playlist favorita
Cansou das músicas? Ouça um podcast que está há tempos tentando terminar ou começar. É capaz que você nem perceba o tempo passando --também não esqueça de ficar atento aos carros, bicicletas e pedestres.
6. Escute um podcast
Uma outra opção para deixar a caminhada mais agradável é chamar um colega para a atividade física. Desta forma, vocês colocam o papo em dia enquanto fazem um exercício. Amigo é para essas coisas, né?
6. Chame alguém
iStock
Escolha locais com belas vistas, bosques, e contemple a paisagem. A pessoa, às vezes, caminha por 1 hora e nem sente. Com isso, amanhã ela vai de novo e, quando enjoar, é possível mudar de local e conhecer novos caminhos.
Cleyton Dias, professor de educação física da Faculdade Pitágoras (MA)
Unsplash
Mas se seu colega não estiver com muita vontade de sair para caminhar, marque uma conversa pelo telefone --tomando cuidado, é claro, com o trânsito e pedestres.
7. Coloque o papo em dia
Unsplash
Reservar alguns minutos ou horas do dia só para você é importante. E sua caminhada pode ser a "desculpa" para ter um tempo sozinho. Aproveite!
8. Curta sua própria companhia
Monte uma rotina para a caminhada, em quilômetros ou por tempo. Vá aumentando aos poucos e veja como você pode ir melhorando o ritmo aos poucos. Devagar, tente criar uma meta e supere-se.
9. Crie metas
Unsplash
Saia para caminhar e conheça vizinhos que moram na região, mas mantenha os cuidados básicos da pandemia. Se estiver com o seu pet, a conversa pode fluir mais fácil.
10. Conheça novas pessoas
Crédito da imagem, se necessário
Fontes: Cleyton Dias de Carvalho, professor do curso de educação física da Faculdade Pitágoras de Imperatriz (MA); Leo Fukuda, profissional de educação física pela USP e preparador físico da gestora de saúde Alice.