movimento

8 dicas para começar a caminhar

Sem a necessidade de acessórios especiais ou mensalidades caras, a caminhada é uma opção democrática para quem quer começar a se exercitar. "É um treino ótimo para quem está começando ou como forma de relaxamento para atletas mais avançados", comenta Marcos Ferreira, professor da Bio Ritmo. A seguir, veja dicas para começar a caminhar.

Caminhar fica mais fácil em um caminho seguro, onde você não precise se preocupar com carros, por exemplo. Locais planos e próximos à sua casa ou trabalho são ideais para tornar a atividade agradável e ajudar a criar uma rotina. 

1. Escolha o melhor trajeto para você

Convidar um amigo ou levar seu animal de estimação para a caminhada pode ser uma forma de motivação extra (e também ajuda a não furar o compromisso, já que você estaria deixando seu companheiro sozinho!).

2. Vá acompanhado

Comece devagar, sem se preocupar em evoluir rapidamente ou aumentar a velocidade. "Se você consegue fazer três voltas no quarteirão na primeira semana, por exemplo, desafie-se adicionando mais uma na semana seguinte e assim gradativamente", exemplifica o personal trainer Marcio Lui.

3. Respeite o seu corpo

Saber onde quer chegar com a atividade física é importante para manter a motivação. A dica é anotar seu objetivo em um caderno, seja ele perda de peso, condicionamento físico ou melhora da saúde mental, e revisitar o lembrete sempre que pensar em desistir.

4. Estabeleça metas

5. Vá com roupas e calçados confortáveis

Para evitar bolhas, assaduras ou até lesões mais graves, escolha roupas leves e um calçado adequado para a prática de exercícios.

Pode ser uma playlist com músicas animadas, uma mudança no trajeto ou até tentar uma caminhada mais desafiadora, acrescentando alguns segundos de corrida. O importante é manter o foco!

6. Busque motivação

Depois de algumas semanas praticando exercícios, é natural notar o ganho de fôlego, maior disposição para atividades do dia a dia e perda de peso. Atente-se ao sinais e comemore seu progresso todos os meses.

7. Acompanhe seu progresso

O personal trainer Marcio Lui indica dois bons alongamentos para fazer após a caminhada:

8. Não esqueça de alongar

Alongamento da coxa 

Segure o pé direito levando-o ao glúteo por 15 segundos. Deixe o joelho um pouco para trás para alongar bem a coxa e mantenha o abdome contraído para não desequilibrar. Repita com o pé esquerdo.

 Cruze a perna direita na frente da esquerda e desça as mãos até onde conseguir. Faça a mesma coisa com a outra perna por 15 segundos.

Alongamento costas e posterior

Fontes: Marcio Lui, profissional de educação física e Marcos Ferreira, professor e coordenador de musculação da academia Bio Ritmo.

Reportagem: Giulia Granchi

Edição: Bárbara Paludeti

Publicado em 24 de fevereiro de 2021