Suga açúcar do sangue, diminui colesterol e expande energia: os benefícios da blueberry à saúde

Por Samantha Cerquetani

Conhecido como blueberry, o mirtilo é rico em antioxidantes e foi introduzido no Brasil na década de 1980.

Getty Images/iStockphoto

Antioxidantes Poderosos: O mirtilo é rico em compostos como tanino e antocianina, conferindo-lhe uma alta capacidade antioxidante.

Reprodução Instagram @naturally.jo

Baixo em Calorias: Com apenas 57 calorias por 100g, o mirtilo é uma opção saudável para manter a forma.

iStock

Protege o Coração: Estudos indicam que os antioxidantes presentes no mirtilo reduzem o colesterol e a pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas.

iStock

Benefícios para a Visão: A antocianina presente no mirtilo ajuda a prevenir doenças oculares como catarata e glaucoma, além de melhorar a visão noturna.

iStock

Controle do Diabetes: O consumo regular de mirtilo melhora a sensibilidade à insulina e regula os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para diabéticos.

iStock

Prevenção de Infecções Urinárias: Substâncias presentes no mirtilo ajudam a prevenir infecções urinárias, impedindo que bactérias se fixem nas paredes da bexiga.

iStock

Recuperação Muscular: Estudos mostram que o mirtilo pode reduzir a dor muscular e a fadiga após exercícios intensos, acelerando a recuperação.

iStock

Controle da Hipertensão: O consumo regular de mirtilo pode reduzir a pressão arterial, graças aos seus flavonoides vasodilatadores.

iStock

Potencial Anticancerígeno: Antioxidantes presentes no mirtilo ajudam a prevenir o câncer, inibindo o crescimento e a disseminação de células cancerígenas.

iStock

Melhora da Função Cerebral: Estudos sugerem que os antioxidantes do mirtilo podem melhorar a memória e a função cognitiva, protegendo contra o envelhecimento cerebral.

iStock

Formas de Consumo: Pode ser consumido fresco ou em diversas formas processadas, como sucos, geleias e extratos.

Reprodução Instagram @naturally.jo

Quantidade Recomendada: Cerca de 25g por dia para usufruir dos benefícios, podendo ser consumido até três vezes por semana.

Getty Images/iStockphoto

Para saber mais, acesse VivaBem.

Reprodução Instagram @naturally.jo
Publicado em 15 de abril de 2024.