Suga açúcar do sangue, reduz colesterol e equilibra hormônios: os benefícios da maca peruana à saúde

Por Samantha Cerquetani

Você sabe o que é maca peruana? O alimento é um tubérculo bastante semelhante ao rabanete e nativo da região dos Andes.

Canva

Muita gente também se pergunta se a maca peruana é afrodisíaca, afinal, o produto se popularizou no mundo inteiro devido ao seu poder de aumentar a libido e a fertilidade.

Canva

Por isso, também recebeu o apelido de "viagra dos incas". A seguir, conheça as suas propriedades, saiba para que serve a maca peruana e muito mais!

Canva

1. Controle de diabetes

Diminui a absorção de glicose no organismo devido à grande quantidade de fibras em sua composição. Também evita que a insulina seja liberada em grandes quantidades.
Canva

2. Ajuda a emagrecer

O alimento fornece fibras e carboidratos complexos, o que contribui para que a pessoa se sinta mais saciada. As fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, o que evita inchaços.
Canva

3. Aumenta fertilidade masculina

O estudo realizado pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru) concluiu que há um aumento da quantidade de sêmen e na mobilidade dos espermatozoides.
vaaseenaa/iStock

4. Reduz a disfunção erétil

Aqueles que consumiram por quatro meses a maca peruana melhoraram o desempenho sexual em comparação com aqueles que não tiveram acesso ao tubérculo.
iStock

5. Auxilia menopausa

Equilibra os níveis hormonais e também interfere no metabolismo ósseo, inibindo a desmineralização --perda de elementos minerais importantes como flúor e cálcio.
iStock

6. Afasta o câncer

Ajuda a combater radicais livres, que podem danificar as células e causar câncer. Ainda tem propriedades antioxidantes, como antocianinas, que podem afastar a inflamação do corpo.
iStock

7. Melhora o humor

O consumo da maca reduz a ansiedade e sintomas de depressão, particularmente em mulheres na menopausa. Tal situação acontece porque o alimento contém flavonoides.
iStock

8. Protege o coração

Seu consumo regular controla o colesterol ruim (LDL) e aumenta as taxas do bom colesterol, além de diminuir a hipertensão e ter efeito vasodilatador.
iStock

9. Aumenta o desempenho

A maca peruana consumida após o exercício ajuda a reduzir a fadiga muscular e dores, pois diminui a quantidade de ácido lático e ácido malônico no organismo.
iStock

10. Turbina imunidade

A maca peruana fortalece e dá energia. Além disso, combate a fadiga e melhora a resistência. Isso ocorre porque o alimento aumenta os níveis de antioxidantes.
iStock

A maca costuma ser consumida em cápsulas ou em pó. Recomenda-se ingerir de 400 a 1000 mg por dia. Há diversas possibilidades de consumo.

Canva

Por precaução, pessoas com problemas hormonais, pacientes com câncer de mama, útero, ovário e endometriose devem sempre se consultar com um médico antes de consumir.

Canva
Publicado em 19 de abril de 2024.