Suga açúcar do sangue, equilibra colesterol e elimina toxinas: os benefícios da alcachofra à saúde

Por Samantha Cerquetani

A alcachofra chama a atenção por ser exótica e ter formato de flor. Suas partes comestíveis são ricas em substâncias que promovem a saúde como polifenóis, inulina, fibras e minerais.

Thais Fonseca/UOL

Possui também proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Além disso, contém vitaminas A, C e B2 e é um alimento de baixo valor calórico. Veja, a seguir, seus benefícios:

Thinkstock

1. Reduz o colesterol

Estudos mostram que o extrato de alcachofra diminui o LDL (colesterol ruim), reduzindo os níveis de colesterol no sangue. Isso ocorre devido aos flavonoides (antioxidantes).
iStock

2. Melhora a saúde do fígado

O consumo de extrato de alcachofra pode proteger o fígado de alguns danos e aumenta a produção de bile, o que ajuda a remover toxinas prejudiciais do órgão.
iStock

3. Faz bem para a digestão

O consumo diário de extrato de folhas de alcachofra pode melhorar a digestão. Além disso, devido à presença de taninos, o consumo do alimento pode combater intoxicações alimentares.
iStock

4. Diminui a glicemia

A alcachofra possui baixo índice glicêmico além de ser rica em fibras, o que favorece a redução da glicemia desde que a dieta seja bem balanceada.
iStock

5. Diminui a pressão

Contém potássio, mineral que atua de forma oposta ao sódio na pressão arterial: seu consumo regular ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, o que contribui para reduzir a pressão alta.
iStock

6. Ajuda na perda de peso

A grande quantidade de fibras presentes no alimento pode ajudar no processo de emagrecimento, já que aumentam a sensação de saciedade.
iStock

A alcachofra é considerada um alimento seguro e com poucas contraindicações, principalmente se for cozido.

iStock

As gestantes, entretanto, devem ficar atentas ao consumo dos fitoterápicos com alta concentração de alcachofra, pois podem prejudicar a formação dos bebês.

iStock
Publicado em 12 de abril de 2024.