Uma pesquisa feita pela Universidade William Paterson, de Nova Jersey (EUA), elencou os 41 alimentos mais saudáveis do mundo.
No top 10 do estudo estão presentes verduras e legumes. Na lista, aparecem agrião, acelga e espinafre. As frutas também marcam presença no ranking.
Há um critério: os cientistas observaram a concentração de 17 nutrientes essenciais, como as vitaminas, em relação à quantidade de calorias em cada alimento.
O estudo, portanto, busca avaliar quais alimentos fornecem a maior quantidade de nutrientes em relação à ingestão calórica.
A pesquisa também reforçou a importância de manter um cardápio saudável e diversificado, com a presença de frutas e vegetais variados.
O limão é a fruta mais bem posicionada. De acordo com o estudo, ele soma 53 mg de vitamina C a cada 100 gramas. O alimento ainda conta com cálcio, magnésio, potássio e fibras.
A vitamina C exerce funções essenciais no corpo humano: tem ação oxidante, combate a formação dos radicais livres, ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias.
O morango é o segundo entre as frutas. A pesquisa aponta a soma de 62mg a cada 100 gramas de vitamina C. O alimento também é rico em ácido fólido, ferro, magnésio e cálcio.
O ácido fólico, uma vitamina do complexo B, é essencial para todas as pessoas, mas não é produzido pelo corpo e precisa ser adquirido nos alimentos ou suplementado.
Quem aparece na terceira posição é a laranja, uma das frutas com maior concentração de vitamina C, também rica em potássio e magnésio.
A pesquisa, na sequência, coloca a toranja entre as frutas mais saudáveis, mais especificamente a variedade vermelha e rosa, com fontes de vitamina A ou betacaroteno.
As amoras fecham a lista: ricas em cálcio, potássio e magnésio, ferro e manganês. A presença de antocianinas protege as células dos radicais livres.
Saiba mais sobre os benefícios dos alimentos em VivaBem