Equilibra açúcar no sangue, controla ansiedade e reduz colesterol: os benefícios do grão-de-bico à saúde

Por Samantha Cerquetani

Uma leguminosa popular em várias culturas, o grão-de-bico é conhecido por sua versatilidade culinária e benefícios nutricionais.

iStock

Rico em proteínas, fibras e uma variedade de vitaminas e minerais, o grão-de-bico oferece uma excelente fonte de nutrientes.

iStock

Disponível em diversas formas no mercado, o grão-de-bico é cultivado em diferentes cores, sendo o tipo Kabuli o mais comum no Brasil.

iStock

Redução do apetite: As proteínas e fibras presentes no grão-de-bico ajudam a controlar o apetite e promovem a saciedade, contribuindo para a perda de peso.

iStock

Controle do diabetes: Com baixo índice glicêmico e rico em fibras e proteínas, o grão-de-bico ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, especialmente em pessoas com diabetes tipo 2.

iStock

Saúde cardiovascular: O magnésio e o potássio do grão-de-bico ajudam a controlar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol, protegendo contra doenças cardíacas.

iStock

Prevenção do câncer: Os antioxidantes e substâncias presentes no grão-de-bico ajudam a reduzir o risco de câncer, especialmente de cólon, mama e pulmão.

iStock

Melhora do humor: O triptofano e o magnésio no grão-de-bico auxiliam na produção de serotonina, melhorando o humor e reduzindo o estresse e a ansiedade.

iStock

Benefícios para mulheres: Rico em ácido fólico e ferro, o grão-de-bico é especialmente benéfico para mulheres grávidas e durante o ciclo menstrual.

iStock

Fortalecimento ósseo: O cálcio, fósforo e vitamina K no grão-de-bico ajudam a fortalecer os ossos, prevenindo fraturas e osteoporose.

iStock

Cuidados ao preparar: Deixar o grão-de-bico de molho antes do cozimento pode reduzir os gases intestinais, e seu alto teor de potássio deve ser considerado por pessoas com problemas renais.

iStock

O grão-de-bico pode ser utilizado em uma variedade de pratos, como saladas, sopas, patês e até hambúrgueres vegetarianos.

iStock

Recomenda-se consumir o grão-de-bico regularmente, em porções equivalentes a uma colher grande de arroz por dia.

Getty Images/iStockphoto

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 17 de abril de 2024.