Controla açucar do sangue, regula colesterol e amplia imunidade: os benefícios do QUIABO à saúde

Por Samantha Cerquetani

O quiabo é um alimento muito comum na culinária típica de Minas Gerais e Bahia, com pratos tradicionais como o frango com quiabo e o caruru.

Leticia Senciani/Getty Images/iStockphoto

Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio.

Getty Images

Além disso, o quiabo é pouco calórico. Essa combinação de nutrientes faz com que o consumo regular contribua com a saúde. Veja detalhes dos benefícios a seguir:

iStock

1. Protege o coração

O quiabo é fonte de fibras, que desempenham um papel importante no controle do colesterol e triglicérides ? fatores de risco para os problemas cardíacos.
iStock

2. Controla a glicemia

Sabe-se que uma alimentação rica em fibras ajuda a diminuir a absorção de glicose no intestino, o que é uma estratégia complementar no tratamento de pessoas com diabetes.
iStock

3. Faz bem para o intestino

Em 100 g de quiabo há 2,5 g de fibras. Portanto, ingerir juntamente com outros legumes, verduras e frutas com fibras melhora o funcionamento do intestino e previne a constipação.
iStock

4. Melhora a saúde óssea

Consumir o quiabo ajuda a fortalecer os ossos e prevenir fraturas porque ele é fonte de vitamina K. Além disso, esse alimento contém minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre.
Oleh Veres/iStock

5. Faz bem para o cérebro

Por ser um alimento com ácidos graxos, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, além de ser um alimento antioxidante, o quiabo também auxilia na memória e no aprendizado.
iStock

6. Aumenta a saciedade

O quiabo é rico em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade, e é pouco calórico. Por isso, o consumo deste vegetal contribui com a manutenção do peso.
iStock

7. Fortalece a imunidade

Por possuir vitamina C, contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que estimula a produção das células de defesa do corpo.
iStock

8. Melhora a visão

A vitamina A faz bem para a visão, previne problemas oculares e protege a córnea. A falta dessa vitamina causa alterações oculares e doenças como a degeneração macular.
Tatiana Maksimova/Getty Images

9. É indicado para gestantes

Contém ácido fólico, nutriente importante para as gestantes. Isso porque ele diminui o risco de um defeito no tubo neural, que afeta o cérebro e a coluna do bebê em desenvolvimento.
Pollyana Ventura/iStock

Pessoas que são propensas a ter pedras nos rins devem consumir com moderação, já que quiabo possui uma substância chamada oxalato, que facilita a formação desses cálculos.

iStock

Por ser rico em vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue, indivíduos que ingerem anticoagulantes também não devem exagerar no consumo sem orientação médica.

Leticia Senciani/Getty Images/iStockphoto
Publicado em 24 de abril de 2024.