Atividade física

Como escolher o tênis de corrida perfeito?

Comprar um tênis de corrida pela primeira vez pode ser confuso. Afinal, são muitas modelos para diferentes tipos de pisada, com amortecimentos variados, cabedal e por aí vai.
iStock
Se esse é o seu caso, não se desespere: o maratonista Sérgio Rocha, apresentador do canal "Corrida no Ar", tem algumas dicas para te ajudar nessa escolha.
iStock

Esqueça o teste de pisada

Se você ainda não começou a correr, o corpo ainda não tem um padrão de pisada definitivo --isso vai mudar conforme a musculatura for se desenvolvendo no esporte. Portanto, essa info não te ajuda muito neste momento.
https://portlandpilots.com/

Escolha um tênis neutro

Como o resultado do teste de pisada não é conclusivo agora, o melhor é escolher um tênis para pisada neutra.
https://www.nike.com/justdoit

Tênis bom é tênis confortável

Não limite sua escolha aos modelos que o treinador indicou e peça para provar vários tipos. O importante é que o tênis fique bem ajustado e confortável no seu pé, independente do modelo ou da marca dele.
https://www.puma.com/

Precisa ser "folgado"

Os pés se expandem durante a corrida. Por isso, o tênis precisa ficar "meio folgado" na frente, um espaço equivalente ao dedão da sua mão na horizontal.
https://www.rolandgarros.com/fr-fr/

Tênis caro nem sempre é melhor

As diferenças entre os tênis de corrida atuais são muito pequenas. Portanto, não faça sua escolha pelo preço que você vê na etiqueta.
https://www.puma.com/
Agora que você já está mais consciente de como escolher seu tênis, confira alguns modelos selecionados pela equipe do Guia de Compras UOL.
https://airbud.com/

Fila Athlon

Indicado para corridas leves e caminhadas, possui entresola de emborrachada e cabedal em tecido Mesh respirável. Vem ainda com reforço e duas fitas na parte traseira, para melhor ajuste.
Divulgação

Olympikus Corre 3

Leve, o modelo foi desenvolvido com apoio do Laboratório de Biomecânica da USP para os testes. Vem com solado de 8mm de drop e tecnologia de amortecimento Eleva Pro.
Divulgação

Tênis Olympikus Luna 2

Indicado para o dia a dia, tem solado com tecnologia de amortecimento Evasense, que proporciona mais leveza, maciez e flexibilidade nas passadas.
Divulgação

Mizuno Dynasty 5

O cabedal deste modelo é feito com três camadas de tecido, incluindo uma tela em jacquard, melhorando a e um dupla frontura, que melhora significativamente a troca de calor do calçado com ambiente externo.
Divulgação

Fila Transition

Possui cabedal construído em Mesh respirável e solado monobloco com EVA de média densidade, que transforma o impacto da pisada em propulsão no contato com o solo.
Divulgação

Mizuno Space 3

Leve e com solado emborrachao, possui cabedal construido em rede de camada dupla, melhorando a troca de calor com ambiente externo.
Divulgação
Publicado em 04 de fevereiro de 2024.

Edição
Danielle Sanches
Colaboração para o Guia de Compras UOL

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Você não paga nada a mais por isso.