Além de fofos, bichinhos também fazem bem à saúde; descubra benefícios

Fernando Moraes
A IAA (Intervenção Assistida por Animais) é um método que utiliza os bichos como mediadores no processo terapêutico. Os pets auxiliam os "amigos humanos" na busca pelo bem-estar emocional e físico, o que traz muitos benefícios.
Fernando Moraes/UOL

Reduz a ansiedade e relaxa

A interação com o animal aumenta os níveis de neurotransmissores, como a dopamina, a serotonina e a ocitocina, o que traz prazer e bem-estar físico e mental.
Fernando Moraes/UOL

Reduz a pressão arterial

O relaxamento gerado pela presença dos bichinhos tende a diminuir o estresse. Isso reduz a agitação e a pressão arterial da pessoa.
Fernando Moraes/UOL

Oferece conforto e diminui a solidão

Ter um pet faz com que a pessoa se sinta amada e vista. Os animais necessitam da nossa atenção e carinho, diminuindo a sensação de solidão --algo bom para pessoas de qualquer idade.
Fernando Moraes/UOL

Aumenta a estimulação da mente

Para os idosos com demências e doenças neurodegenerativas, esse simples contato pode resgatar memórias antigas, da infância e da juventude, estimulando o trabalho da mente, além de trazer sensações boas.
Fernando Moraes/UOL

Diminui a dor física

Em alguns casos, como na equoterapia (terapia assistida por cavalos), os animais têm papel significativo no tratamento de pacientes que sofreram acidentes ou contam com alguma dificuldade motora, reduzindo a dor e auxiliando nos movimentos, na postura e na coordenação.
Fernando Moraes/UOL

Melhora as interações sociais

Os animais também podem ter uma função educativa para crianças com autismo e outras necessidades especiais. A interação com os bichos ajuda na socialização dos pequenos, por meio do cuidado, do respeito e do carinho.
Fernando Moraes/UOL

Importante no desenvolvimento da linguagem

Além da sociabilidade, os bichinhos oferecem mais benefícios às crianças. "O cavalo facilita os processos nervosos que estão envolvidos na função da linguagem, tanto ao transmitir, quanto ao entender o que você está falando", diz Andrea Ribeiro, fonoaudióloga especialista em motricidade oral e fundadora da Walking Equoterapia.
Fernando Moraes/UOL

Reduz a quantidade de medicamentos

Devido aos benefícios que listamos, a relação com animais pode reduzir a quantidade de remédios que algumas pessoas tomam, como medicamentos para ansiedade, depressão, hiperatividade, dor, entre outros. É claro que cada caso é um caso.
Fernando Moraes/UOL
É importante lembrar que esses bichinhos nos dão amor, então eles também precisam receber amor de volta. Eles necessitam de cuidados, carinho e respeito. Adote somente se houver condição, tempo e responsabilidade para dar a atenção que eles pedem.
Fernando Moraes/UOL
Publicado em 12 de abril de 2022.
Reportagem: Luiza Ferraz | Edição: Gabriela Ingrid | Fontes: Andrea Ribeiro, fonoaudióloga, especialista em motricidade oral e fundadora da Walking Equoterapia; Silvana Fideli Prado, psicanalista e fundadora da Patas Therapeutas; Daniela Gomes, geriatra e coordenadora de saúde na Sociedade Beneficente Alemã.