Amplifica imunidade, previne catarata e suga açúcar do sangue: os benefícios do caju à saúde

Por Samantha Cerquetani

Sabia que o caju é um pseudofruto? Sim, o verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha! Mas não desista dele: o alimento é rico em fibras e vitamina C.

Getty Images/iStockphoto

Ao contrário do que muita gente pensa, ele também é pouco calórico. Além disso, o caju possui fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro, cobre e cálcio.

iStock

Esses nutrientes proporcionam diversos benefícios para o organismo. Confira a seguir:

iStock

1. Aumenta a imunidade

Por ser rico em vitamina C e zinco, é benéfico para o sistema imunológico. A vitamina C contribui para as defesas do organismo. O zinco, por sua vez, diminui o estresse oxidativo.
Getty Images

2. Ajuda a perder peso

Pode ser um aliado da perda de peso, desde que consumido de forma moderada. Isso ocorre porque é pouco calórico e rico em fibras, o que retarda o esvaziamento gástrico e promove saciedade.
iStock

3. Aliado do coração

O caju também pode ser um poderoso aliado do coração e da saúde cardiovascular. Além disso, diminui a pressão sanguínea e melhora a circulação, o que previne os problemas cardíacos.
iStock

4. É benéfico para a visão

Ele é rico em luteína e zeaxantina, que ajudam a prevenir a catarata. O caju, portanto, fortalece a visão e protege contra a doença degenerativa macular.
iStock

5. Faz bem para ossos

É um alimento rico em magnésio, ferro, cálcio, potássio e zinco, minerais essenciais para a saúde dos ossos.
iStock

6. Previne pedra nos rins

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol, como o caju, são benéficos na prevenção das pedras nos rins. E, por conter magnésio, pode controlar o cálcio no organismo.
iStock

7. Faz bem para a digestão

O caju possui componentes que têm propriedades anti-H.pylori, bactéria responsável por casos de gastrite, úlcera e até câncer.
iStock

8. Controle do diabetes

O caju contém fibras solúveis, o que propicia uma digestão mais lenta de carboidratos. Isso acaba controlando a taxa de glicemia e contribui no controle do diabetes.
iStock

No entanto, o caju possui um açúcar chamado frutose e deve ser consumido com moderação por quem tem o problema de saúde. O ideal é consultar um nutricionista.

iStock

O caju é geralmente um alimento seguro e, se consumido com moderação, não possui riscos nem contraindicações. Há pouquíssimos casos de pessoas com alergia ao alimento.

iStock

Pessoas que sofrem de enxaqueca devem tomar cuidado: elas devem evitar alimentos ricos em cobre, mineral que, em excesso, pode aumentar as crises.

iStock
Publicado em 23 de abril de 2024.