Saúde

7 mentiras que você conta para o médico, mas não deveria

iStock
A relação médico-paciente é uma interação que envolve confiança e responsabilidade. Durante a consulta, a pessoa relata seus sintomas, esclarece dúvidas sobre tratamentos e expõe sua rotina.
Getty Images
Nem sempre é fácil se abrir com um especialista, principalmente se o contato ocorre pela primeira vez. Por isso, é comum que o paciente omita alguns hábitos por vergonha de expor situações de seu cotidiano.
Getty Images
No entanto, essa atitude que parece inofensiva pode prejudicar a saúde e comprometer o tratamento. Veja 7 mentiras frequentemente contadas durante uma consulta médica.
iStock

1. 'Não faço automedicação'

Não falar que tomou um medicamento por conta própria atrasa o diagnóstico de doenças, já que alivia os sintomas. Além disso, uma combinação inadequada de fármacos pode diminuir a eficácia do tratamento.
iStock
É sempre bom lembrar que todo medicamento tem o risco de provocar efeitos colaterais e até intoxicações. Por isso, sempre avise o médico sobre as medicações que ingeriu.
iStock

2. 'Me exercito sim'

Incluir atividade física na rotina previne doenças e está associada a controle de peso e maior qualidade de vida. É importante que o médico saiba se a pessoa é sedentária. Lembrando que os exercícios diminuem riscos de problemas de saúde como diabetes, colesterol alto e hipertensão.
Getty Images

3. 'Nunca tive IST'

É comum que as pessoas sintam vergonha de relatar que já tiveram uma IST (infecção sexualmente transmissível). Nesses casos, há o receio de ser julgado por suas atitudes ou quantidade de parceiros sexuais.
Getty Images
Outra informação que, muitas vezes, é omitida é sobre o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Os médicos precisam saber do histórico do paciente para oferecer um tratamento adequado.
iStock

4. 'Como muito bem'

Os especialistas de saúde precisam saber como são os hábitos alimentares para indicar mudanças que vão melhorar a qualidade de vida. É importante falar sobre o consumo de sódio, gorduras, açúcar e se tem o costume de ingerir frutas e verduras.
Getty Images

5. 'Não fumo nem bebo'

Omitir que fuma e bebe álcool atrapalha tratamentos e diagnósticos de doenças. Esses hábitos causam diversos problemas de saúde (como câncer). E os médicos têm um outro cenário sobre a condição de saúde da pessoa ao saber essas informações.
Stefano Carnevali/iStock
Alguns remédios podem interagir com as bebidas alcoólicas e ocasionar uma hepatite medicamentosa, por exemplo. Já o tabagismo, pode agravar doenças pulmonares.
Thinkstock

6. 'Uso protetor solar'

Além de evitar queimaduras e manchas, o protetor solar é fundamental na prevenção do câncer de pele. Afirmar que usa o produto prejudica o diagnóstico precoce da doença.
iStock

7. 'Tomo meus remédios certinho'

Você já reparou que alguns medicamentos têm horário certo para serem ingeridos? É fundamental seguir a receita médica e tomar o remédio da forma correta.
iStock
O uso inadequado atrapalha o controle de sintomas de algumas doenças como diabetes ou hipertensão. Em alguns casos, o médico aumenta a dose e causa efeitos colaterais que poderiam ser evitados.
CDC/Unsplash
Publicado em 06 de abril de 2022.
Reportagem: Samantha Cerquetani
Edição: Bárbara Paludeti
Fontes: Lígia Brito, clínica geral do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP) e Fabrício Buzatto, fisiatra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espírito Santo.