Ar mais limpo

Veja como evitar os erros mais comuns ao usar o umidificador de ar

Istock

Respire melhor

Com a chegada do inverno, é muito comum as pessoas reclamarem do ar seco e da dificuldade em respirar. Por causa disso, recorrer aos umidificadores pode ser uma saída caso você sofra de alergias ou sinta incômodo em ambientes fechados. Mas será que você está usando-o do jeito correto? A seguir, veja os erros mais comuns ao usar o aparelho.

Deixá-lo ligado o dia todo

Algumas pessoas acabam deixando o aparelho ligado durantes muitas horas, sendo que é ideal é usá-lo de três a quatro horas. Se você deixa ele ligado o dia inteiro, o ambiente todo fica muito úmido favorecendo a proliferação de fungos e ácaros. O ideal é ligá-lo um pouco antes de dormir ou enquanto está em determinado ambiente fechado e desligá-lo depois de um tempinho.
Google ImAGENS

Ficar muito próximo do aparelho

O recomendado é colocar o umidificador um pouco afastado de onde a pessoa está deitada ou sentada para deixar o ar mais úmido possível. Segundo os especialistas, o correto é não aproximar tanto o aparelho do rosto, porque assim não terá tanto efeito.
Istock

Usar um de tamanho errado

O ideal é não levar em consideração o design do produto, mas, sim, se ele condiz com o tamanho do ambiente e se deixará o espaço úmido por completo. Se for um quarto grande, por exemplo, compre um aparelho grande também, se for um espaço reduzido, o ideal é comprar um umidificador bem pequeno. Fique atento na hora da compra.
Google Imagens

Limpá-lo poucas vezes

O ideal é limpá-lo, seja com água e detergente ou outro produto, sempre depois do uso. Por causa da umidade, sempre há resquícios de limo ou impurezas e, por isso, é fundamental higienizar o aparelho para não acumular fungos ou outros microrganismos.
Istock

Usá-lo só em último caso

É muito comum as pessoas comprarem o aparelho quando o ar está muito seco, porém, não deixe para usá-lo somente quando os olhos estiverem já muito irritados, nariz sangrando ou garganta ruim. Quando a umidade relativa do ar estiver baixa e você quiser deixar o local mais úmido, é válido o uso. Não é necessário usar todos os dias, se a umidade estiver boa. O uso excessivo também pode aumentar a proliferação de ácaros e fungos.
Istock
Publicado em 16 de junho de 2020.
Reportagem: Priscila Carvalho. Edição: Bárbara Paludeti. Fontes: João Salge, pneumologista do Fleury Medicina e Saúde e José Rodrigues Pereira, pneumologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.