Manter o rosto limpinho e hidratado é diferente de fazer limpeza de pele, que é um processo mais complexo.
Ridofranz/Getty Images/iStockphoto
Idealmente, o procedimento deve ser feito apenas por profissionais capacitados, já que sem os cuidados certos pode causar infecções, cicatrizes e até manchas.
Contudo, nem sempre estamos com dinheiro o suficiente para bancar o tratamento. Nesses casos, dá para encarar uma versão caseira da limpeza.
Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto
A seguir, conheça um protocolo que conta com esfoliação, limpeza, tonificação e finalização.
Primeiro passo: esfoliação
Para abrir os poros, molhe uma toalha limpa com água quente e cubra o seu rosto por 2 minutos. Depois é hora de esfoliar.
O ideal é aplicar um esfoliante suave, especialmente no rosto. Se não tiver um em casa, você pode usar uma receita natural.
Nada de sair esfregando a mistura no seu rosto. A aplicação deve ser feita com uma leve massagem em movimentos circulares em toda a pele.
Depois de esfoliar, vem a fase de limpeza da cútis. Ou seja, é hora de aplicar o gel, sabonete ou tônico de limpeza profunda com o auxílio de um pad de algodão.
Para essa parte, podem ser usados chás gelados de menta ou verde.
Terceiro passo: hidratação + proteção
A limpeza e a esfoliação acabam deixando nossa pele mais "seca" ou mesmo mais delicada. Por isso, é preciso recuperar a hidratação natural dela.
É essencial fazer a aplicação de um tônico hidratante ou água termal. Também é indicado o uso de compressas com chá de camomila ou chá de hibisco gelados.
Depois disso, basta finalizar o ritual com um filtro solar adequado ao seu tipo de pele e pronto.
Há, ainda, uma outra versão de limpeza caseira bastante fácil. A ideia é aproveitar a hora do banho, quando nossos poros estão abertos, e aplicar o esfoliante.
Periodicidade: pode ser feita uma vez por semana no máximo, pois a pele não aguenta esfoliações em um período menor.
Peles com acne inflamatória, com eczemas, irritações, infecções ou dermatites não devem se submeter ao procedimento.
Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de inflamar e agravar o quadro de acne.