Música portátil

Como a forma que você ouve música mudou desde o começo do século

Divulgação

Discman

Já existia desde os anos 80, mas foi na virada do século que ele se popularizou no Brasil, para a alegria de quem não conseguia viver sem seus CDs. Ficou ainda melhor quando surgiram versões que tocavam MP3 feitos em casa, com discos criados com um gravador de CDs.
Yoshikazu Tsuno/AFP

iPod

Os tocadores de MP3 foram lançados no Japão no final dos anos 90, mas foi a partir de 2001, quando a Apple lançou o primeiro iPod, que as pessoas começaram a olhar com outros olhos para eles. Não foi à toa que ganhou várias versões ao longo dos anos. O primeiro garantia até 2.500 músicas armazenadas.
Reprodução

MP3 players

O iPod era bem, digamos, pouco convidativo para vender no Brasil. E a solução encontrada pelas pessoas foi se satisfazer com vários modelos diferentes de MP3 players mais simples, que no começo suportavam no máximo até 512 MB de música.
Divulgação/Sony

MP4 players

Inspirados pelo iPod Nano, surgiram os MP4 players, o nome vinha de ser uma continuação dos MP3 e ter mais uma funcionalidade: tocar vídeos! Com o tempo, eles também evoluíram e passaram a ter jogos, GPS e câmeras.
Divulgação/LG
Com o tempo, as fabricantes de celulares foram evoluindo seus modelos. Além de ligações, SMS e tirar foto, poderiam ser ótimos players de música. A exemplo da Sony Ericsson, uma das pioneiras no segmento, que lançou vários modelos, como o W810.

Celulares multimídia

Divulgação/Sony Ericsson
Mais uma vez a Apple saiu na frente e evoluiu seu iPod na versão Touch, com uma tela maior, mais funcionalidades e um visual inovador. Seria o "pai" da música nos iPhones, além de ser o primeiro de todos modelos do iPod a incluir acesso sem fio à iTunes Store e poder comprar as músicas online.

iPod Touch

Reuters
Com o lançamento do iPhone em 2007, os smartphones deixaram de ser algo pensado apenas para trabalho e se tornaram itens de desejo para uso pessoal. Daí para juntarem os players dos celulares da época com o iPod Touch, foi questão de tempo. Hoje em dia, tocar música é item essencial para qualquer smartphone.

Smartphones

Kimberly White/Reuters
Ouvir música no fone de ouvido começou a ser pouco para as pessoas, que conheceram as docks. Eles se conectavam ao tocador para executar as músicas em alto-falantes mais potentes do que os pequenos embutidos nos celulares, e deixavam o som em alto e bom volume.

Docks para iPod/iPhone

Juliana Carpanez/UOL
Streaming de música nem era algo tão novo assim: nos anos 90 eles já tinham sua parcela de fama. Mas quando entraram nos smartphones, rolou o verdadeiro "boom" e praticamente o fim do costume de comprar/baixar as músicas em mp3 e lotar a memória do seu aparelho. Uma infinidade de álbuns e músicas estava à sua disposição quando e onde quiser.

Streamings

iStock/Getty
Em 2011 a Fuseproject lançou a primeira caixa de som via bluetooth. O recurso viria a se popularizar a partir de 2013, quando a JBL entrou no mercado com as suas caixas que conquistaram o público pela autonomia, potência e diversidade de tamanhos. Hoje, com um celular ligado a uma delas, é possível fazer uma festa de horas de duração.

Caixas de som bluetooth

Fabrizio Bensch/Reuters
A Sony foi quem lançou o primeiro fone de ouvido sem fio em 2014, e em 2017 veio a Apple com os Airpods. Os fones lançaram uma tendência de poder ouvir música sem fios, muitos anos depois de muita gente ficar enrolada dançando com seus Walkman.

Fones de ouvido bluetooth

Divulgação
Publicado em 05 de fevereiro de 2020.
Texto: Raphael Evangelista. Edição: Márcio Padrão