Stadia

Por que a Google não dá certo na área de games?

Por  Giovanna Breve, colaboração para o START

No início de 2021 a empresa anunciou o fechamento de seus dois estúdios de criação de jogos, sem nem mesmo ter lançado um game.

Os estúdios estavam criando jogos para o Stadia, o serviço de streaming de games da Google, que agora também vai mudar a estratégia de negócios.

As notícias podem ser uma surpresa para muitos. Afinal, a Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, por que parece que ela não se dá bem em games?

A Google queria explorar a área de games e entrar no mercado concorrendo contra outras gigantes como Sony, Microsoft e Nintendo, que já estão há décadas nesse ramo.

Para comandar a nova divisão, a Google chamou Phil Harrison, veterano na área e com passagens pela Sony e Microsoft.

A ideia da Google não era criar um videogame como o PlayStation ou Xbox, e sim um serviço de streaming de games para jogar no PC e aparelhos mobile. Esse é o Stadia.

Crédito da imagem, se necessário

O Google Stadia prometia a revolução na forma de jogar: rodar games em nuvem, com resolução 4K e sem a necessidade de um console, "apenas" uma conexão de internet muito boa.

Já os dois estúdios internos, que tinham 150 pessoas, criariam games exclusivos para o Stadia, dando mais valor para o serviço e podendo atrair mais jogadores.

O Stadia foi lançado em 2019 (até agora sem previsão para o Brasil) com muitos problemas, lags e quedas na qualidade da imagem por instabilidade na conexão, além de recursos que ainda não estão disponíveis.

 A Google também precisa lidar com uma concorrente forte em streaming de jogos . A Microsoft está investindo com o xCloud, serviço de games em nuvem do serviço Game Pass Ultimate.

Muitos questionam se o Stadia terá um futuro promissor, pois quando um serviço não começa com o pé direito, dificilmente se mantém por muito tempo, como foi o caso do Google Glass.

Já sobre as notícias recentes, Phil Harrison explica o motivo de fechar os estúdios internos.

Criar os melhores jogos do zero leva muitos anos e um investimento significativo, e o custo está subindo exponencialmente

Phil Harrison

Para 2021, a Google focará em oferecer a tecnologia de streaming do Stadia para outras empresas de games, mas o serviço continuará funcionando normalmente para os jogadores

Autora: Giovanna Breve

Edição: Bruno Izidro

Publicado em 07 de fevereiro de 2021