Zé Arigó, de filme na NETFLIX, incorporava espírito e operava com faca

Por Splash

"Predestinado", filme que entrou recentemente no catálogo da Netflix, narra a história do médium Zé Arigó. O longa, um dos mais vistos na plataforma, tem Danton Mello na figura do médium.

Imagem Filmes/Divulgação

Zé Arigó foi um médium que ficou conhecido por realizar cirurgias espirituais com o auxílio do espírito de Dr. Adolph Fritz, médico alemão que morreu no período da Primeira Guerra Mundial.

ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O médium nasceu em Congonhas (MG) em 1921. Sua história foi registrada no livro "Arigó e o espírito do Dr. Fritz" (1974), de John Fuller.

Claudia Andujar/Divulgação

Foi por volta de 1950, quando tinha 30 anos, que Zé Arigó começou a desenvolver seu dom.

Divulgação

No início, suas visões fizeram com que ele achasse que estava ficando louco. Além de uma forte luz, ele ainda ouvia uma voz grossa.

ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Depois de muitos sonhos com um homem que usava um avental branco, o espírito do médico teria se apresentado para ele. Foi o suficiente para Arigó sair gritando, pelado, pelas ruas.

ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O médium, então, passou por uma série de exames psiquiátricos, que nada apontaram, e até por uma sessão de exorcismo.

Claudia Andujar/Divulgação

Com a persistência do espírito que o acompanhava, um dia Zé Arigó resolveu atender aos pedidos e auxiliar um amigo que andava com auxílio de muletas.

Imagem Filmes/Divulgação

E seu "paciente" conseguiu caminhar normalmente. Assim, o médium passou a ajudar as pessoas, segundo narram seus biógrafos.

Divulgação

Um de seus pacientes mais famosos foi o ex-senador Lúcio Bittencourt, na época candidato a deputado federal.

Reprodução/Globo

Zé Arigó era católico e, mesmo com a reprovação da Igreja, ele abriu uma clínica que atendia, gratuitamente, cerca de 200 pessoas por dia.

ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O médium ainda enfrentou a Justiça -- foi acusado de "curandeirismo" e condenado a 15 meses de prisão.

ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

No entanto, recebeu indulto do presidente Juscelino Kubitschek, que também teve a filha tratada por Arigó para retirar dois cálculos renais.

Acervo UH/Folhapress

Ele morreu em 1971, depois de sofrer um acidente na BR-040. Arigó teve um mal súbito enquanto dirigia e se chocou com outro carro.

Claudia Andujar/Divulgação
Publicado em 05 de abril de 2024.