Série misteriosa sobre crime que chocou a Espanha é um dos fenômenos mais assistidos da Netflix

Por Splash

'O Caso Asunta', minissérie de true crime da Netflix, é inspirada em uma história real.

Divulgação

O caso do desaparecimento e assassinato da menina Asunta Basterra Porto, de 12 anos, chocou a Espanha em 2013.

Divulgação

Seus pais, Alfonso Basterra (Tristán Ulloa) e Rosario Porto (Candela Peña), foram acusados e presos pelo crime.

Divulgação

Alfonso e Rosario eram um casal abastado e reconhecido: ele, um jornalista econômico, e ela, advogada e cônsul honorária da França.

Divulgação

Asunta (interpretada por Iris Wu) nasceu na China e foi adotada pelo casal em 2001, aos nove meses de idade. Em 2013, o casal se separou, dividindo os cuidados da menina.

Divulgação

No fatídico dia, eles denunciaram o desaparecimento da filha. Horas depois, o corpo da menina foi encontrado nas proximidades de Santiago de Compostela.

Divulgação

Mentiras, respostas vagas e relatos inconsistentes começam a aparecer nas versões do casal à polícia, levando as autoridades a suspeitarem da família.

Divulgação

Asunta era uma menina inteligente e comportada, recebia uma boa educação escolar e participava de várias atividades extracurriculares no dia a dia.

Divulgação

Ao longo de seis episódios, a série acompanha a investigação dos policiais Cristina Cruces (María León) e Javier Ríos (Carlos Blanco) e mostra a cobertura midiática do julgamento.

Divulgação

Alfonso e Rosario foram acusados de sedar e asfixiar Asunta até a morte. Em 2015, foram condenados a 18 anos de prisão pelo Superior Tribunal de Justiça da Galiza.

Divulgação

As investigações concluíram que, no dia da morte, Alfonso havia dado para a menina uma "dose tóxica" de 27 comprimidos de lorazepam, um ansiolítico.

Divulgação

Ela já vinha sendo dopada pelos pais há meses - testemunhas confirmaram que ela chegava a aparecer tonta nas aulas.

Divulgação

Depois de sedada, Asunta foi asfixiada por Rosario. A mulher, então, levou o corpo até o local onde foi encontrado horas mais tarde.

Divulgação

Alfonso e Rosario sempre negaram o crime e as motivações para realizá-lo nunca ficaram claras. Parte da proposta da minissérie da Netflix é, também, especular as razões da tragédia.

Divulgação

Em novembro 2020, Rosario morreu por suicídio na prisão, após algumas tentativas. Alfonso segue cumprindo sua pena e mantém sua inocência.

Divulgação
Publicado em 06 de Maio de 2024.