Oscar 2022

Jane, Denzel e Kristen. A representatividade no Oscar

Por Luiza Missi

Foi divulgada hoje a lista de indicados ao Oscar 2022, e 'Ataque dos Cães' foi a obra mais citada pela Academia. Mas outros nomeados se destacaram por motivos diferentes. Veja a seguir as curiosidades dos nomes que estarão na maior premiação do cinema.
Kirsty Griffin/Netflix

Temos casal poderoso

Penélope Cruz e Javier Bardem estão concorrendo a Melhor Atriz e Melhor Ator, ela por "Mães Paralelas" e ele por "Apresentando os Ricardos". Casal que concorre ao Oscar junto, permanece junto!
Getty Images

E mais romance

Casados na vida real, estão como par romântico em "Ataque dos Cães". Eles foram indicados a Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante.
Kevin Winter/Getty Images

Na trave

Beyoncé e Jay-Z estavam na pré-seleção do Oscar para Melhor Canção Original, ela com "Be Alive" (de "King Richard: Criando Campeãs") e ele com "Guns Go Bang" (de "Vingança e Castigo"). No fim, só Bey foi indicada.
Giphy

Estreante

Dentre as maiores premiações dos Estados Unidos, essa é a única à qual ela nunca concorreu. A cantora já tem 28 Grammys, o prêmio máximo da música, e foi indicada oito vezes ao Emmy, a maior honra da televisão.
Reprodução/Instagram

Fazendo história

Troy Kotsur é o primero ator surdo indicado a um Oscar. Ele está concorrendo a Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação no filme "No Ritmo do Coração" (2021), disponível no Amazon Prime Video.
Getty Images

A poderosa

A diretora de "Ataque dos Cães" é a primeira mulher indicada a Melhor Direção mais de uma vez -- em 94 anos de premiação! Ela já havia concorrido em 1994 com o filme "O Piano".
Pascal Le Segretain/Getty Images

Representatividade

Kristen Stewart é bi e foi indicada a Melhor Atriz Principal por "Spencer", e Ariana DeBose é queer e está concorrendo a Melhor Atriz Coadjuvante por "Amor, Sublime Amor". Em 2002, Ian McKellen foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante por "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel".
Giphy

Marca histórica

Ele conquistou hoje sua 10ª indicação ao Oscar e concorre a Melhor Ator por seu papel em "A Tragédia de Macbeth". Caso vença, a estatueta deste ano será a terceira em sua coleção.
REUTERS/Monica Almeida

Seis décadas de sucesso

Sua primeira indicação a Melhor Diretor foi em 1978, com "Contatos Imediatos do Terceiro Grau". Neste ano, ele foi indicado por "Amor, Sublime Amor" e desempatou a disputa com Martin Scorcese, que foi indicado em cinco décadas diferentes.
REUTERS
A cerimônia do Oscar vai acontecer no dia 27 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA). Pela primeira vez desde 2018, o evento terá um apresentador, mas o nome ainda não foi divulgado.
Mark Davis/Getty Images for Turner Image
Publicado em 09 de fevereiro de 2022.