Dirigido por Alfonso Cuarón, "Roma" é um dos filmes mais aclamados da lista de lançamentos de 2018 e está disponível no catálogo da Netflix.
O longa acompanha a rotina de uma família de classe média controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e faxineira.
Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.
"Roma" recebeu diversos prêmios, começando pelo Leão de Ouro do Festival de Veneza.
Matt Winkelmeyer/Getty Images/AFP
No Oscar, a produção faturou as estatuetas nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Direção e Melhor Filme Estrangeiro.
Cuarón dedicou o longa para Libo, uma mulher de origem indígena que começou a trabalhar para sua família quando o diretor tinha só 9 meses.
A história dela serviu de inspiração para o filme.
Colonia Roma, bairro onde o longa é ambientado, é conhecida como uma área da classe alta mexicana. Os primeiros moradores chegaram lá na primeira década do século 20.
Por ser um bairro próximo do 'corredor aéreo', o longa acabou registrando diversos aviões passando pelo céu.
Cuarón fez questão de recriar uma casa que se parecesse com a residência em que cresceu e deixou de lado as filmagens em estúdio.
O filme aborda um dos mais tristes episódios históricos do México, o massacre de Corpus Christi ou conhecido como "Halconazo".
Em 10 de junho de 1971, um protesto estudantil pela libertação de presos políticos e por mais investimentos em educação terminou com a morte de 120 pessoas.
O crime ocorreu pelas mãos de um grupo paramilitar financiado pelo Estado, o "Los Halcones".