Moana pode ter uma história bem mais sombria do que você imaginou - pelo menos é o que diz uma teoria bizarra criada por fãs.
A tese diz que a princesa da Disney teria passado a maior parte do filme morta.
A teoria chegou até Any Gabrielly, a dubladora oficial de Moana no Brasil e ex-integrante do grupo Now United, que disse ter ficado "paranoica" com a especulação.
Segundo a teoria, a princesa não teria sobrevivido à viagem que decidiu fazer para chegar até Te Fiti e morreu antes mesmo de encontrar Maui.
Alguns indícios (e a mitologia polinésia) sustentam a teoria. Moana encontra o semideus logo após naufragar e, quando acorda, está em uma ilha.
Na tradição dos povos polinésios, os espíritos vão para o mundo dos mortos através de portais, que se encontram justamente em ilhas.
Uma dessas entradas fica em Kahakaloa, na ilha de Maui, outra no vale Waipio, no Havaí, e uma terceira em Moanalua, em Oahu.
Outros locais de passagem para as almas são nomeados em diferentes pontos da costa das ilhas.
Após o naufrágio e o encontro com Maui, Moana interage apenas com seres de "outro mundo": deuses, semideuses, monstros e o espírito de sua avó.
Segundo os criadores da teoria, toda a viagem de Moana até Te Fiti seria extremamente cansativa e desafiadora para qualquer humano, mas a princesa parece não se abalar.
Em apenas um momento, dentro de uma caverna, ela exibe desconforto. Para eles, esse é mais um indício de como ela não poderia estar viva durante as aventuras do filme.
Na última parte do filme, Moana retorna à sua ilha natal e é recebida pela comunidade. De acordo com a teoria.
Isso só é possível porque ela teria sido ressuscitada por Te Fiti após entregar a pedra pounamu, conhecida como o coração da deusa.
Uma fala de Maui corrobora a especulação. Depois de Te Fiti consertar a embarcação da princesa, o semideus diz que até HeiHei está vivo, o que indicaria que todos eles foram revividos.